sicnot

Perfil

Mundo

Superfície gelada do oceano Ártico no inverno reduz-se para mínimo histórico

A superfície gelada do oceano Ártico no Inverno registou no passado dia 25 de fevereiro um mínimo histórico, segundo informação do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC) dos Estados Unidos, divulgada hoje pelos 'media' do país.

© US COAST GUARD / Reuters

A área de gelo ficou-se pelos 14,54 milhões de quilómetros quadrados, a máxima extensão verificada este ano mas a menor registada no inverno, assinalou o Centro Nacional, que faz parte da Universidade do Colorado e tem o apoio da Agência Espacial dos EUA (NASA).

O manto gelado sofreu uma redução de 1,1 milhões de quilómetros quadrados, em comparação com a média registada entre 1981 e 2010, que aponta para 15,64 milhões de quilómetros quadrados.

A superfície gelada alcançou a sua máxima extensão duas semanas antes da média verificada no período 1981-2010, em que a área máxima foi atingida no dia 12 de março.

Os cientistas acreditam que a redução da superfície gelada pode dever-se, entre outros motivos, ao facto de o mês de fevereiro ter sido inesperadamente quente em algumas zonas da Rússia e do Alasca.

No entanto, "é possível que ocorra um aumento do crescimento da área gelada no fim da temporada", alertam os peritos do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo, que, no início de abril, publicarão dados atualizados sobre as condições do oceano Ártico.

Outras investigações têm mostrado que a perda da área gelada devido ao aquecimento global acelera o aumento da temperatura nos mares e na atmosfera. O gelo aumenta o reflexo dos raios solares na sua superfície e, quando derrete, a água do oceano absorve mais energia solar e aquece mais depressa.

Lusa
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.