sicnot

Perfil

Mundo

Superfície gelada do oceano Ártico no inverno reduz-se para mínimo histórico

A superfície gelada do oceano Ártico no Inverno registou no passado dia 25 de fevereiro um mínimo histórico, segundo informação do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo (NSIDC) dos Estados Unidos, divulgada hoje pelos 'media' do país.

© US COAST GUARD / Reuters

A área de gelo ficou-se pelos 14,54 milhões de quilómetros quadrados, a máxima extensão verificada este ano mas a menor registada no inverno, assinalou o Centro Nacional, que faz parte da Universidade do Colorado e tem o apoio da Agência Espacial dos EUA (NASA).

O manto gelado sofreu uma redução de 1,1 milhões de quilómetros quadrados, em comparação com a média registada entre 1981 e 2010, que aponta para 15,64 milhões de quilómetros quadrados.

A superfície gelada alcançou a sua máxima extensão duas semanas antes da média verificada no período 1981-2010, em que a área máxima foi atingida no dia 12 de março.

Os cientistas acreditam que a redução da superfície gelada pode dever-se, entre outros motivos, ao facto de o mês de fevereiro ter sido inesperadamente quente em algumas zonas da Rússia e do Alasca.

No entanto, "é possível que ocorra um aumento do crescimento da área gelada no fim da temporada", alertam os peritos do Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo, que, no início de abril, publicarão dados atualizados sobre as condições do oceano Ártico.

Outras investigações têm mostrado que a perda da área gelada devido ao aquecimento global acelera o aumento da temperatura nos mares e na atmosfera. O gelo aumenta o reflexo dos raios solares na sua superfície e, quando derrete, a água do oceano absorve mais energia solar e aquece mais depressa.

Lusa
  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.