sicnot

Perfil

Mundo

Papa entra no território da máfia e diz que "uma sociedade corrupta fede"

O papa Francisco pronunciou hoje um dos seus discursos mais severos ao afirmar em Nápoles (Itália), no território da máfia, que "a corrupção é suja", que "uma sociedade corrupta fede" e que quem permite a corrupção também tresanda.

© Ciro Luca / Reuters

O pontífice católico proferiu estas declarações durante um discurso perante dezenas de milhares de pessoas em Scampia, um dos bairros da periferia norte de Nápoles, que está tradicionalmente vinculado à máfia local, a 'camorra'.

"Quanta corrupção há no mundo. (...) A corrupção é suja e a sociedade corrupta fede. Um cidadão que deixa que o invada a corrupção não é cristão. Tresanda", afirmou Jorge Bergoglio, acrescentando que "todos nós temos o potencial de ser corruptos e de escorregarmos para a criminalidade".

Francisco chegou à zona pobre e dominada pelo crime num papamóvel e imediatamente mergulhou numa multidão de crianças e jovens, dois dos quais conseguiram tirar uma 'selfie' com o pontífice.

Ao longo do dia cerca de 800.000 pessoas devem visitar a cidade do sul da Itália para saudar o pontífice argentino, que no ano passado declarou guerra ao crime organizado ao "excomungar" todos os mafiosos da Igreja Católica.

A segurança foi reforçada para esta visita, devido aos riscos decorrentes de 'gangsters' com rancor e porque o papa foi também ameaçado pelo grupo Estado Islâmico (EI), pelo que viagens fora do Vaticano são consideradas oportunidades para tentativas de assassinato.

Depois de um massacre num museu da Tunísia esta semana, reivindicado pelo EI, todos os olhos estão na segurança do idoso papa, com 3.000 polícias extra colocados ao longo da rota que Francisco vai seguir, incluindo atiradores nos telhados.Antes da sua chegada a Scampia, o papa começou o dia na antiga cidade romana de Pompeia.

Mais tarde deverá realizar missa na Piazza del Plebiscito, no centro histórico de Nápoles, perto do Golfo de Nápoles, antes de visitar a superlotada prisão Poggio Reale da cidade, onde estão 2.500 presos num espaço criado para 1.400.



Lusa
  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • Encontrada 2ª vítima mortal da explosão de Tui

    Mundo

    Já foi encontrada a segunda vítima mortal da explosão desta quarta-feira num um armazém de material pirotécnico de Tui, na Galiza, no norte de Espanha. Segundo a Guarda Civil de Pontevedra trata-se do marido da primeira vítima mortal encontrada ainda na tarde de quarta-feira pelos meios da proteção civil espanhóis. Os dois filhos do casal foram acolhidos por vizinhos.

  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.