sicnot

Perfil

Mundo

Tropas norte-americanas deixam base aérea do sul do Iémen

As forças militares norte-americanas presente na base aérea de Al-Anad, no sul do Iémen, deixaram a área por razões de segurança, disse hoje fonte militar citada pela agência noticiosa France Press (AFP).

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

Também os membros das unidades antiterrorismo do Iémen, que foram treinados por forças norte-americanas, deixaram a base em Al-Anad.

As tropas deixaram a base ao final de sexta-feira para um "destino desconhecido", acrescentou à AFP a fonte da base localizada na província Lahj (na região sul do Iémen).

Pelo menos 29 pessoas morreram na sexta-feira em combates em Lahj entre forças iemenitas e homens armados, que incluíam militantes da Al-Qaeda e separatistas do sul.

As tropas norte-americanas estavam a recolher informação para atacar a Al-Qaeda com drones.

O Iémen é um aliado 'chave' dos Estados Unidos (EUA), que conseguiram fazer vários ataques contra o braço da Al-Qaeda na Península Arábica, considerada por Washington o ramo mais perigoso da rede 'jihadista'. 

Lusa
  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.