sicnot

Perfil

Mundo

Marrocos anuncia desmantelamento de "célula terrorista" ligada ao Estado Islâmico

Marrocos anunciou hoje uma operação de desmantelamento, em grande parte do seu território, de uma "célula terrorista" que se preparava para ataques contra "figuras políticas e militares" em nome do grupo Estado Islâmico (EI).

© Handout . / Reuters

As datas da operação não foram anunciadas, nem o número de detenções, mas um comunicado do ministério do Interior marroquino informa que a operação abrangeu um número alargado de cidades: Agadir e Taroudant (sudoeste), Marraquech (sul), Boujaad (centro), Tiflet (noroeste), Tanger (norte), Ain Harouda (região de Casablanca) e Laayoune, a principal cidade do Sahara Ocidental. 

"Armas de fogo e uma grande quantidade de munições" para serem usadas para "assassinar figuras políticas, militares e civis" foram apreendidos perto de Agadir, acrescenta o comunicado, citado pela agência de notícias oficial MAP.

Marrocos não esconde a sua preocupação com o fenómeno jihadista e anunciou na sexta-feira a criação de uma estrutura para enfrentar riscos particulares de "terroristas", o BCIJ, que está a liderar esta operação de desmantelamento.

No ano passado, Rabat já havia aberto um dispositivo de segurança, com o nome "vigilância", e completou a sua legislação antiterrorista.

Segundo dados oficiais, 1.500 a 2.000 marroquinos estão a lutar ou lutaram recentemente dentro das organizações jihadistas no Iraque e Síria, mas também na Líbia.

O anúncio desta operação vem poucos dias depois do ataque ao Museu Bardo em Tunes, reivindicado pelo  EI, que já matou 20 turistas estrangeiros e um polícia da Tunísia.

Lusa
  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00