sicnot

Perfil

Mundo

Primeiros resultados dão vitória ao UMP em França

É uma reviravolta supreendente nas eleições departamentais em França. Contra todas as sondagens, o UMP, partido liderado pelo antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, venceu as eleições. Os primeiros resultados apontam para 30% dos votos.

© Stephane Mahe / Reuters

A Frente Nacional de Marine Le Pen ficou em segundo lugar, com a percentagem a rondar os 23 e os 26% dos votos. Todas as sondagens apontavam para a vitória do partido de extrema-direita.
 
O grande derrotado é o partido socialista, atualmente no poder. Ficou em terceiro lugar com 19 a 22% dos votos.
 
As projeções apontam para uma participação de 49% neste ato eleitoral.
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15