sicnot

Perfil

Mundo

Obama apela aos nigerianos para votarem com tranquilidade no sábado

O presidente norte-americano, Barack Obama, apelou hoje aos nigerianos para votarem com tranquilidade nas eleições presidenciais e legislativas de sábado e não seguirem "aqueles que apelam à violência".

© Kevin Lamarque / Reuters

"Todos os nigerianos devem poder votar sem intimidação ou medo", sublinhou Obama numa mensagem vídeo divulgada a uma semana das eleições no país mais populoso de África, minado pelo aumento da violência dos radicais islâmicos do movimento Boko Haram no nordeste. 

"Vocês têm uma oportunidade histórica para escrever um novo capítulo da história da Nigéria, votando nas próximas eleições", adiantou. 

No início do mês passado, Washington exprimiu deceção face ao anúncio do adiamento das eleições, inicialmente previstas para 14 de fevereiro.

Para o presidente norte-americano, eleições bem-sucedidas são indispensáveis para que o país possa responder aos desafios que se lhe apresentam, em primeiro lugar dos quais está a luta contra o Boko Haram, "grupo terrorista cruel que mata homens, mulheres e crianças inocentes".

"O Boko Haram quer destruir a Nigéria e tudo o que construíram. Indo às urnas, podem contribuir para proteger os progressos do país", defendeu.

Obama assegurou que os Estados Unidos continuarão a ser um "amigo e parceiro" da primeira potência económica do continente africano nos seus esforços para desenvolver a segurança, a prosperidade e os direitos humanos.

À frente da Nigéria desde 2010, Goodluck Jonathan, de 57 anos, terá como principal adversário Muhammadu Buhari, de 72 anos, um general na reforma que esteve no poder entre 1983 e 1985, na altura dos regimes militares.









Lusa
  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.