sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama reúne-se hoje com Presidente afegão

O Presidente norte-americano reúne-se hoje com o seu homólogo afegão, que pediu a Washington que seja "flexível" em relação ao ritmo da retirada das suas tropas, após uma presença de mais de uma década.

Reuters

Com o fim da missão de combate norte-americana em 2014, as forças afegãs assumiram responsabilidade pela segurança da nação.

No entanto, Ashraf Ghani pediu "flexibilidade" numa altura em que os Estados Unidos se prepararam para retirar os últimos 10.000 soldados até ao final de 2016, reduzindo o número para 5.500 até ao final deste ano.

Obama está "ativamente a considerar esse pedido", disse na segunda-feira o secretário de Estado John Kerry, após um dia de conversações na residência presidencial Camp David, em Maryland.

Saudando um dia de "negociações produtivas", Kerry disse que os países partilhavam "um compromisso com a segurança e paz e um desejo de promover prosperidade e progresso social"
  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.