sicnot

Perfil

Mundo

Barack Obama reúne-se hoje com Presidente afegão

O Presidente norte-americano reúne-se hoje com o seu homólogo afegão, que pediu a Washington que seja "flexível" em relação ao ritmo da retirada das suas tropas, após uma presença de mais de uma década.

Reuters

Com o fim da missão de combate norte-americana em 2014, as forças afegãs assumiram responsabilidade pela segurança da nação.

No entanto, Ashraf Ghani pediu "flexibilidade" numa altura em que os Estados Unidos se prepararam para retirar os últimos 10.000 soldados até ao final de 2016, reduzindo o número para 5.500 até ao final deste ano.

Obama está "ativamente a considerar esse pedido", disse na segunda-feira o secretário de Estado John Kerry, após um dia de conversações na residência presidencial Camp David, em Maryland.

Saudando um dia de "negociações produtivas", Kerry disse que os países partilhavam "um compromisso com a segurança e paz e um desejo de promover prosperidade e progresso social"
  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07