sicnot

Perfil

Mundo

Catorze mortos e mais de 70 feridos em duplo atentado no Paquistão

Catorze pessoas morreram e mais de 70 ficaram hoje feridas num duplo atentado perpetrado por dois bombistas suicidas talibãs em igrejas no Paquistão, o que despertou a violência da multidão e levou à morte de mais dois militantes suspeitos.

AP (Arquivo)

Os atentados ocorreram durante as orações em duas igrejas localizadas a cerca de meio quilómetro de distância, em Youhanabad, na cidade de Lahore, um bairro onde vivem mais de cem mil cristãos, revelaram as autoridades.

"Recebemos 14 corpos e 70 feridos", disse à AFP Mohammad Saeed Sohbin, médico responsável do Hospital Geral, situado nas proximidades, acrescentando que estes números não incluem os alegados militantes.

Zahid Pervez, a autoridade máxima de saúde em Lahore, confirmou o número de mortos e adiantou que 78 pessoas ficaram feridas nos dois ataques.

Vidros de janelas partidos, sangue e sapatos estavam espalhados por todo o lado, nos locais onde ocorreram as explosões.

Anteriormente, um porta-voz da polícia, Nabila Ghazanfar, disse que dois oficiais de serviço tinham morrido nos ataques, enquanto duas pessoas foram espancadas até à morte por manifestantes que tomaram as ruas após as explosões.

Num e-mail enviado à AFP, um porta-voz do Movimento Talibã do Paquistão (Tehreek-e-Taliban Pakistan/TTP), Ehsanullah Ehsan, reivindicou os "atentados suicidas" contra uma igreja em Lahore.

Os talibãs paquistaneses multiplicaram-se desde 2007, quando atacaram as forças de segurança do país, que acusam de apoiar a guerra norte-americana "contra o terror", e as minorias religiosas do Paquistão.

Em setembro de 2013, uma fação talibã também reivindicou um atentado similar à saída de uma igreja, depois de uma missa de domingo, em Peshawar (nordeste do país).

Aquele ataque foi o mais mortal da história do Paquistão contra a minoria cristã, que representa 2% da população do país, tendo feito 82 mortos.

Também hoje, duas pessoas morreram e 12 outras ficaram feridas na sequência da explosão de uma bomba num mercado lotado na maior cidade do Paquistão, Carachi, informou hoje a polícia paquistanesa.



Lusa
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.