sicnot

Perfil

Mundo

Julgamento de Rafael Marques começa hoje em Luanda

O ativista angolano Rafael Marques, que começa a ser julgado hoje por "denúncia caluniosa", disse à Lusa que nada o vai impedir de continuar a denunciar abusos de direitos humanos em Angola. 

(SIC/ Arquivo)

"O importante, neste momento, é que a defesa está preparada. Vamos esgrimir os nossos argumentos conscientes de que este trabalho vai continuar a ser feito e que nada nos vai impedir de reportar sobre os direitos humanos e todos os abusos que têm estado a ocorrer neste país", disse à Lusa Rafael Marques, autor do livro "Diamantes de Sangue", sobre a extração de diamantes em Angola. 


O jornalista acusado de "denúncia caluniosa", por ter exposto abusos contra os direitos humanos na província diamantífera angolana da Lunda Norte, começa a ser julgado hoje no Tribunal Provincial de Luanda.


O livro "Diamantes de Sangue: Tortura e Corrupção em Angola" foi publicado em Portugal em setembro de 2011. 


Os queixosos são sete generais, liderados pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, conhecido como "Kopelipa", e os representantes de duas empresas diamantíferas.


A secção portuguesa da Amnistia Internacional lançou uma petição em que apela ao Governo português para interceder junto do executivo de Luanda para que seja retirada a acusação contra o jornalista angolano Rafael Marques. 


Entretanto, o livro "Diamantes de Sangue" está disponível na Internet, desde segunda-feira, num gesto de solidariedade para com o autor.


"Desta forma, os angolanos - que não têm acesso ao livro - podem consultá-lo gratuitamente", através da internet disse à Lusa, Bárbara Bulhosa, da editora Tinta da China. 


O livro encontra-se disponível através da página da editora na Internet ( http://www.tintadachina.pt/ ) e do sítio Maka Angola ( http://makaangola.org/index.php?lang=pt ) do ativista Rafael Marques.

Lusa
  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22