sicnot

Perfil

Mundo

Antigo ministro do Interior de Hosni Mubarak saiu hoje da prisão

O ex-ministro do Interior do antigo Presidente do Egito Hosni Mubarak saiu hoje da prisão depois de ter sido absolvido da acusação de corrupção, informou o seu advogado de defesa.

© Stringer Egypt / Reuters

O general Habib al-Adly dirigiu com mão de ferro a todo-poderosa polícia egípcia, apesar de os abusos e dos atos de extorsão cometidos por aquela força terem estado na origem da revolta popular que levou à queda de Hosni Mubarak, em 2011.  

"Está em casa", afirmou o advogado de Habib al-Adly Mohamed el-Gendy.

No passado dia 19, um tribunal absolveu o general num caso de corrupção em que era acusado de ter ilegalmente acumulado uma fortuna de 18 milhões de euros, entre agosto de 1961 e 2011.

Habib al-Adly foi preso em 2011 e já tinha sido absolvido de outras acusações, nomeadamente de corrupção e de responsabilidade na morte de manifestantes em 2011.

Desde que o Presidente Abdel Fattah al-Sissi tomou posse, depois de ter deposto Mohamed Morsi, que têm sido absolvidos vários dirigentes do regime de Hosni Mubarak.

Por outro lado, milhares de apoiantes de Mohamed Morsi foram mortos e outros tantos foram presos ou condenados à morte.

Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC