sicnot

Perfil

Mundo

Antigo ministro do Interior de Hosni Mubarak saiu hoje da prisão

O ex-ministro do Interior do antigo Presidente do Egito Hosni Mubarak saiu hoje da prisão depois de ter sido absolvido da acusação de corrupção, informou o seu advogado de defesa.

© Stringer Egypt / Reuters

O general Habib al-Adly dirigiu com mão de ferro a todo-poderosa polícia egípcia, apesar de os abusos e dos atos de extorsão cometidos por aquela força terem estado na origem da revolta popular que levou à queda de Hosni Mubarak, em 2011.  

"Está em casa", afirmou o advogado de Habib al-Adly Mohamed el-Gendy.

No passado dia 19, um tribunal absolveu o general num caso de corrupção em que era acusado de ter ilegalmente acumulado uma fortuna de 18 milhões de euros, entre agosto de 1961 e 2011.

Habib al-Adly foi preso em 2011 e já tinha sido absolvido de outras acusações, nomeadamente de corrupção e de responsabilidade na morte de manifestantes em 2011.

Desde que o Presidente Abdel Fattah al-Sissi tomou posse, depois de ter deposto Mohamed Morsi, que têm sido absolvidos vários dirigentes do regime de Hosni Mubarak.

Por outro lado, milhares de apoiantes de Mohamed Morsi foram mortos e outros tantos foram presos ou condenados à morte.

Lusa
  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".