sicnot

Perfil

Mundo

EUA iniciam ataques aéreos para ajudar a recuperar Tikrit no Iraque

Os Estados Unidos iniciaram hoje ataques aéreos para ajudar as forças iraquianas que tentam recuperar a cidade de Tikrit, no norte do país, aos 'jihadistas' do grupo que se intitula Estado Islâmico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"As operações estão em curso. As bombas estão a cair", declarou um responsável militar à agência France-Presse, segundo a qual a intervenção norte-americana surge em resposta a um pedido de apoio com meios aéreos por parte de Bagdad.

A coligação internacional liderada pelos EUA já fez ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico no Iraque, mas não tinha participado na batalha de Tikrit, lançada no passado dia 02 e na qual o Irão tem um papel chave, ao lado de forças governamentais e de milícias xiitas iraquianas.

Tikrit, a cidade onde nasceu Saddam Hussein, encontra-se atualmente nas mãos do grupo radical Estado Islâmico.

Lusa
  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.