sicnot

Perfil

Mundo

EUA iniciam ataques aéreos para ajudar a recuperar Tikrit no Iraque

Os Estados Unidos iniciaram hoje ataques aéreos para ajudar as forças iraquianas que tentam recuperar a cidade de Tikrit, no norte do país, aos 'jihadistas' do grupo que se intitula Estado Islâmico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"As operações estão em curso. As bombas estão a cair", declarou um responsável militar à agência France-Presse, segundo a qual a intervenção norte-americana surge em resposta a um pedido de apoio com meios aéreos por parte de Bagdad.

A coligação internacional liderada pelos EUA já fez ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico no Iraque, mas não tinha participado na batalha de Tikrit, lançada no passado dia 02 e na qual o Irão tem um papel chave, ao lado de forças governamentais e de milícias xiitas iraquianas.

Tikrit, a cidade onde nasceu Saddam Hussein, encontra-se atualmente nas mãos do grupo radical Estado Islâmico.

Lusa
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.