sicnot

Perfil

Mundo

EUA iniciam ataques aéreos para ajudar a recuperar Tikrit no Iraque

Os Estados Unidos iniciaram hoje ataques aéreos para ajudar as forças iraquianas que tentam recuperar a cidade de Tikrit, no norte do país, aos 'jihadistas' do grupo que se intitula Estado Islâmico.

© STRINGER Iraq / Reuters

"As operações estão em curso. As bombas estão a cair", declarou um responsável militar à agência France-Presse, segundo a qual a intervenção norte-americana surge em resposta a um pedido de apoio com meios aéreos por parte de Bagdad.

A coligação internacional liderada pelos EUA já fez ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico no Iraque, mas não tinha participado na batalha de Tikrit, lançada no passado dia 02 e na qual o Irão tem um papel chave, ao lado de forças governamentais e de milícias xiitas iraquianas.

Tikrit, a cidade onde nasceu Saddam Hussein, encontra-se atualmente nas mãos do grupo radical Estado Islâmico.

Lusa
  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".