sicnot

Perfil

Mundo

Robot Opportunity concluiu a "primeira maratona" extraterrestre em Marte

O robot Opportunity concluiu com sucesso a "primeira maratona" realizada em outro planeta, ao ter percorrido pouco mais de 42 quilómetros sobre a superfície de Marte, divulgou hoje a agência espacial norte-americana (NASA).

© NASA NASA / Reuters

O robot, movido a energia solar, chegou a Marte, também conhecido como o Planeta Vermelho, em dezembro de 2004.

Em 11 anos e dois meses, o Opportunity percorreu um total de 42,19 km, alcançando a distância oficial de uma maratona. O último deslocamento ocorreu na terça-feira, quando percorreu um total de 46,5 metros.

"É a primeira vez que uma máquina humana ultrapassou a distância de uma maratona na superfície de um outro mundo", afirmou John Callas, o responsável pelo programa Opportunity, no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, em Pasadena (Califórnia).

O robot norte-americano é assim o campeão da maior distância extraterrestre percorrida, superando o recorde estabelecido pelo robot soviético Lunokhod 2 na Lua.

O Lunokhod 2, que pousou no solo lunar a 15 de janeiro de 1973, percorreu 39 quilómetros em menos de cinco meses.

O Rover Opportunity, que pertence a uma classe de veículos autónomos não tripulados, tem um peso total de 180 kg, sendo composto por seis rodas independentes e três painéis solares.

O veículo, cuja missão devia ter durado apenas alguns meses, continua após 11 anos a enviar dados de Marte, nomeadamente evidências sobre a antiga existência de água no solo marciano.

O robot explora atualmente a cratera Endeavour. O Rover Opportunity conta desde agosto de 2012 com a companhia de outro robot norte-americano, o Curiosity.

Lusa
  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.