sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai receber Papa Francisco em 23 de setembro na Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos vai receber o Papa a 23 de setembro na Casa Branca, na sequência de um convite feito durante a visita de Barack Obama ao Vaticano, em março do ano passado, foi hoje anunciado. 

© Kevin Lamarque / Reuters

O encontro em Washington vai permitir aos dois líderes continuarem o diálogo, iniciado no Vaticano, sobre vários "valores comuns" em temas como "a proteção dos pobres e excluídos", questões ambientais, proteção das minorias religiosas ou a integração de imigrantes e refugiados, refere um comunicado da presidência norte-americana.  

Em dezembro, Obama, que manifestou em diversas ocasiões admiração pelo papa, agradeceu pessoalmente a Francisco a mediação na aproximação entre os Estados Unidos e Cuba. 

"Quero agradecer ao Papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de procurar um mundo tal como devia ser, em vez de nos contentarmos com o mundo tal como é", declarou na altura. 

Depois desta visita à Casa Branca, o Papa argentino vai pronunciar um discurso perante o Congresso, uma estreia na história dos Estados Unidos. 

Em visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro, Francisco vai participar também no encontro mundial das famílias em Filadélfia (Pensilvânia) e estará na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. 

De acordo com uma sondagem do instituto Pew, publicada no início do mês, o papa Francisco é cada vez mais popular nos Estados Unidos. 

Nove em cada dez católicos têm uma opinião favorável do papa. A popularidade do líder da Igreja Católica aumentou também junto da população em geral, católicos e não-católicos, em que sete em cada dez norte-americanos têm uma posição positiva sobre o papa. 

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.