sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai receber Papa Francisco em 23 de setembro na Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos vai receber o Papa a 23 de setembro na Casa Branca, na sequência de um convite feito durante a visita de Barack Obama ao Vaticano, em março do ano passado, foi hoje anunciado. 

© Kevin Lamarque / Reuters

O encontro em Washington vai permitir aos dois líderes continuarem o diálogo, iniciado no Vaticano, sobre vários "valores comuns" em temas como "a proteção dos pobres e excluídos", questões ambientais, proteção das minorias religiosas ou a integração de imigrantes e refugiados, refere um comunicado da presidência norte-americana.  

Em dezembro, Obama, que manifestou em diversas ocasiões admiração pelo papa, agradeceu pessoalmente a Francisco a mediação na aproximação entre os Estados Unidos e Cuba. 

"Quero agradecer ao Papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de procurar um mundo tal como devia ser, em vez de nos contentarmos com o mundo tal como é", declarou na altura. 

Depois desta visita à Casa Branca, o Papa argentino vai pronunciar um discurso perante o Congresso, uma estreia na história dos Estados Unidos. 

Em visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro, Francisco vai participar também no encontro mundial das famílias em Filadélfia (Pensilvânia) e estará na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. 

De acordo com uma sondagem do instituto Pew, publicada no início do mês, o papa Francisco é cada vez mais popular nos Estados Unidos. 

Nove em cada dez católicos têm uma opinião favorável do papa. A popularidade do líder da Igreja Católica aumentou também junto da população em geral, católicos e não-católicos, em que sete em cada dez norte-americanos têm uma posição positiva sobre o papa. 

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.