sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai receber Papa Francisco em 23 de setembro na Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos vai receber o Papa a 23 de setembro na Casa Branca, na sequência de um convite feito durante a visita de Barack Obama ao Vaticano, em março do ano passado, foi hoje anunciado. 

© Kevin Lamarque / Reuters

O encontro em Washington vai permitir aos dois líderes continuarem o diálogo, iniciado no Vaticano, sobre vários "valores comuns" em temas como "a proteção dos pobres e excluídos", questões ambientais, proteção das minorias religiosas ou a integração de imigrantes e refugiados, refere um comunicado da presidência norte-americana.  

Em dezembro, Obama, que manifestou em diversas ocasiões admiração pelo papa, agradeceu pessoalmente a Francisco a mediação na aproximação entre os Estados Unidos e Cuba. 

"Quero agradecer ao Papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de procurar um mundo tal como devia ser, em vez de nos contentarmos com o mundo tal como é", declarou na altura. 

Depois desta visita à Casa Branca, o Papa argentino vai pronunciar um discurso perante o Congresso, uma estreia na história dos Estados Unidos. 

Em visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro, Francisco vai participar também no encontro mundial das famílias em Filadélfia (Pensilvânia) e estará na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. 

De acordo com uma sondagem do instituto Pew, publicada no início do mês, o papa Francisco é cada vez mais popular nos Estados Unidos. 

Nove em cada dez católicos têm uma opinião favorável do papa. A popularidade do líder da Igreja Católica aumentou também junto da população em geral, católicos e não-católicos, em que sete em cada dez norte-americanos têm uma posição positiva sobre o papa. 

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Castigos no Sporting são quatro infrações graves
    0:48

    Desporto

    Além da suspensão do presidente do Sporting por quase quatro meses, sabe-se agora que Bruno de Carvalho e Octávio Machado foram punidos por quatro infrações graves cada um. A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Instrutores da Liga de Clubes, Cláudia Viana, em entrevista à SIC, Este é um excerto da entrevista que vai ser transmitida na SIC Notícias às 16:30.

    Exclusivo SIC

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42