sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai receber Papa Francisco em 23 de setembro na Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos vai receber o Papa a 23 de setembro na Casa Branca, na sequência de um convite feito durante a visita de Barack Obama ao Vaticano, em março do ano passado, foi hoje anunciado. 

© Kevin Lamarque / Reuters

O encontro em Washington vai permitir aos dois líderes continuarem o diálogo, iniciado no Vaticano, sobre vários "valores comuns" em temas como "a proteção dos pobres e excluídos", questões ambientais, proteção das minorias religiosas ou a integração de imigrantes e refugiados, refere um comunicado da presidência norte-americana.  

Em dezembro, Obama, que manifestou em diversas ocasiões admiração pelo papa, agradeceu pessoalmente a Francisco a mediação na aproximação entre os Estados Unidos e Cuba. 

"Quero agradecer ao Papa Francisco, cujo exemplo moral nos mostra a importância de procurar um mundo tal como devia ser, em vez de nos contentarmos com o mundo tal como é", declarou na altura. 

Depois desta visita à Casa Branca, o Papa argentino vai pronunciar um discurso perante o Congresso, uma estreia na história dos Estados Unidos. 

Em visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro, Francisco vai participar também no encontro mundial das famílias em Filadélfia (Pensilvânia) e estará na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. 

De acordo com uma sondagem do instituto Pew, publicada no início do mês, o papa Francisco é cada vez mais popular nos Estados Unidos. 

Nove em cada dez católicos têm uma opinião favorável do papa. A popularidade do líder da Igreja Católica aumentou também junto da população em geral, católicos e não-católicos, em que sete em cada dez norte-americanos têm uma posição positiva sobre o papa. 

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.