sicnot

Perfil

Mundo

Quatro mortos em rebentamento de mina no leste da Ucrânia

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas esta noite após o rebentamento de uma mina à passagem de um autocarro de passageiros que tentava evitar um posto de controlo das tropas governamentais no leste da Ucrânia, revelou hoje o comando militar ucraniano na zona do conflito.

© Baz Ratner / Reuters

O incidente aconteceu junto à cidade de Artiómovsk, controlada pelas forças de Kiev, quando um veículo de passageiros, que tinha como destino Górlovka,, em poder das milícias pró-russas, saiu da estrada para evitar um posto de controlo, declarou o porta-voz miliyar ucraniano Anatoli Stelmaj.

Segundo a DAN, a agência noticiosa da autoproclamada República Popular de Notsk, o condutor do autocarro decidiu virar depois dos militares ucranianos o terem impedido de continuar a viagem até Górlovka.

As forças pró-governamentais revelaram ainda que o condutor do autocarro saiu ileso e foi detido pela polícia.

Apesar do cessar fogo que entrou em vigor a 15 de fevereiro se manter cumprido em termos gerais, as hostilidades não cessar entre os dois lados em conflito.

As Nações Unidas estimam em mais de 6.000 o número de mortos, entre civis e combatentes, em quase um ano de conflito no leste da Ucrânia.



Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.