sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Nigéria não consegue votar devido a problemas com nova tecnologia

 O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, que se recandidata ao cargo, tentou votar hoje, na companhia da sua mulher, Patience, mas problemas com a nova tecnologia de votação obrigaram-no a abandonar a secção de voto.

© Afolabi Sotunde / Reuters

O líder em exercício, que pretende conquistar um segundo mandato, chegou à mesa de voto da sua cidade natal, Otuoke, no sul do estado de Bayelsa, pelas 09:20 locais (08:20 em Lisboa) para iniciar o processo de acreditação.


No entanto, o sistema tecnológico para 'ler' dados biométricos dos cartões de identificação dos eleitores, que está a ser usado pela primeira vez, aparentemente não funcionou, obrigando Goodluck Jonathan a adiar a intenção de votar.


O candidato, de 57 anos, cujo partido (Partido Democrático Popular) demonstrou preocupações acerca da tecnologia usada na votação e da capacidade dos elementos das mesas de voto em usarem-na, referiu que "pode haver um problema".


"Talvez seja eu", brincou, enquanto pedia paciência.


"É a primeira vez que estamos a usar esta tecnologia, cartões de eleitor permanentes, leitores de cartões", disse, acrescentando "não estar preocupado", apesar dos relatos de problemas noutras mesas de voto por todo o país.


Cerca de 68,8 milhões de nigerianos são chamados hoje às urnas para elegerem um novo Presidente e um parlamento, num ambiente de tensão devido ao risco de violência política e à ameaça de atentados islamitas.


Os candidatos à chefia do Estado são 14, entre os quais se encontra pela primeira vez uma mulher, mas a disputa, que se prevê renhida, envolve o cessante Goodluck Jonathan e o ex-general Muhammadu Buhari, que dirigiu a Nigéria, à frente de uma junta militar, entre 1983 e 1985.


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".