sicnot

Perfil

Mundo

Princesa tailandesa dá nome a ilha e atóis depois de férias

 A princesa tailandesa Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe herdeiro, deu o seu nome a uma ilha e vários atóis no mar de Andaman depois de visitar as suas praias de águas cristalinas, revelou hoje a imprensa local.

© Benoit Tessier / Reuters

A ilha de Tachai, parte do arquipélago de Similan, passará a chamar-se Sirivannavari, enquanto vários atóis próximos receberam o nome Nariratana 1, Nariratana 2 e Nariratana 3, revelou o diário Bangkok Post.


A princesa tomou a decisão depois de passar umas férias na ilha há cerca de uma semana, explicou Jeerasak Chookwamdee, diretor geral da administração de conservação da região.


Situada na província de Phangnga, o nome original da ilha provém de um residente local chamado Tachai que a terá descoberto.


Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe Maha Vajralongkorn e da sua primeira mulher, de quem se divorciou em 1993, é conhecida pela sua paixão pelo desenho e pela moda e desportos como badminton e equitação, especialidades onde representou a Tailândia nos Jogos da Ásia.



A Tailândia é conhcida também pelas suas águas quentes e límpidas e por praias de areia branca.


Lusa

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.