sicnot

Perfil

Mundo

Princesa tailandesa dá nome a ilha e atóis depois de férias

 A princesa tailandesa Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe herdeiro, deu o seu nome a uma ilha e vários atóis no mar de Andaman depois de visitar as suas praias de águas cristalinas, revelou hoje a imprensa local.

© Benoit Tessier / Reuters

A ilha de Tachai, parte do arquipélago de Similan, passará a chamar-se Sirivannavari, enquanto vários atóis próximos receberam o nome Nariratana 1, Nariratana 2 e Nariratana 3, revelou o diário Bangkok Post.


A princesa tomou a decisão depois de passar umas férias na ilha há cerca de uma semana, explicou Jeerasak Chookwamdee, diretor geral da administração de conservação da região.


Situada na província de Phangnga, o nome original da ilha provém de um residente local chamado Tachai que a terá descoberto.


Sirivannavari Nariratana, filha do príncipe Maha Vajralongkorn e da sua primeira mulher, de quem se divorciou em 1993, é conhecida pela sua paixão pelo desenho e pela moda e desportos como badminton e equitação, especialidades onde representou a Tailândia nos Jogos da Ásia.



A Tailândia é conhcida também pelas suas águas quentes e límpidas e por praias de areia branca.


Lusa

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.