sicnot

Perfil

Mundo

Rússia e EUA querem criar nova Estação Espacial

A Rússia e os Estados Unidos pretendem criar em conjunto uma nova Estação Espacial a partir de 2024, disse hoje o chefe da Roscosmos, a agência espacial russa, Ígor Komarov.

© NASA NASA / Reuters

"A Roscosmos e a NASA irão trabalhar em conjunto no programa da futura Estação Orbital, um projeto aberto a todos os países que pretendam juntar esforços", disse Ígor Komarov em conferência de imprensa em Baikonur.


As duas agências especiais vão também prolongar até 2024 o serviço da atual Estação Espacial Internacional.


Por outro lado, acrescentou o mesmo responsável, a Rússia e os Estados Unidos acordaram unificar as "normas técnicas" dos sistemas de acoplagem das suas naves espaciais.


Na mesma conferência de imprensa, o administrador da NASa Charles Bolden recordou que a Rússia e os Estados Unidos pretendem criar um novo roteiro dos programas de voo a Marte.



A atual Estação Espacial Internacional é um projeto de mais de 100.000 milhões de dólares, está em órbita a uma distância de 335 a 460 quilómetros da Terra e pesa mais de 450 toneladas.


A plataforma espacial desloca-se a 27.000 quilómetros por hora, conta com a participação de 16 países e tem 'residentes' em permanência desde 2000.


Lusa
  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.