sicnot

Perfil

Mundo

Combates entre tribos sunitas e rebeldes xiitas no Iémen fazem 38 mortos

Combates entre tribos sunitas e rebeldes xiitas e seus aliados perto de uma região petrolífera no sul do Iémen, fizeram este domingo 38 mortos, segundo fontes tribais e dos serviços de segurança.

Os confrontos começaram logo que os combatentes tribais atacaram uma posição rebelde em Nuqub, próximo da região petrolífera de Usaylan, na província de Chabwa.

Os confrontos começaram logo que os combatentes tribais atacaram uma posição rebelde em Nuqub, próximo da região petrolífera de Usaylan, na província de Chabwa.

© Stringer . / Reuters

Os confrontos começaram logo que os combatentes tribais atacaram uma posição rebelde em Nuqub, próximo da região petrolífera de Usaylan, na província de Chabwa, explicaram à agência AFP as mesmas fontes.

"Os rebeldes xiitas huti e os seus aliados perderam 30 homens nos combates que custaram a vida a oito membros das tribos", disse à agência AFP uma fonte dos serviços de segurança.

Este primeiro balanço foi também confirmado à agência AFP por várias fontes tribais, segundo as quais a posição atacada estava ocupada por rebeldes xiitas ligados ao Irão e por militares fiéis ao ex-presidente do Iémen Ali Abdallah Saleh.

Uma coligação de países árabes liderada pela Arábia Saudita lançou na quinta-feira uma operação militar no Iémen, tendo a aviação bombardeado posições dos rebeldes xiitas huti e dos seus aliados que controlam a capital Sanaa e estão a avançar em direção ao reduto onde estava o presidente Abd Rabbo Mansour Hadi.  

Hadi está atualmente na Arábia Saudita, país onde ficará até a situação política e militar no Iémen estabilizar.
Lusa
  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.