sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede "humildade" e a recusa da "vaidade, do orgulho e do êxito"

O papa disse hoje que "o estilo" dos cristãos deve ser o da humildade e não o da "vaidade, do orgulho e do êxito", durante a celebração do Domingo de Ramos, que assinala a entrada de Jesus em Jerusalém.

© Max Rossi / Reuters

A humildade é um "estilo que nunca deixará de nos surpreender e de pôr-nos em crise", disse hoje, na homilia de celebração litúrgica da festividade que inicia a Semana Santa. 


Em contraposição a esse "estilo" a que se referiu, o pontífice católico salientou o exemplo de "outra via, contrária ao caminho de Cristo: a mundanidade", que oferece "o caminho da vaidade, do orgulho e do êxito".


O papa recordou que esta outra via "o maligno também a propôs a Jesus durante quarenta dias no deserto".


"Mas Jesus recusou-a sem duvidar", sublinhou.


"E também nós podemos vencer esta tentação, não apenas nas grandes ocasiões, como também nas circunstâncias comuns da vida", disse.


Francisco elogiou o exemplo de "muitos homens e mulheres que, em silêncio e sem se fazerem ver, renunciam todos os dias a si mesmos para servir dos outros: um familiar doente, um velho sozinho ou uma pessoa com incapacidade".


O papa lembrou na sua homilia os momentos mais importantes dos atos da Semana Santa, como "o desprezo dos chefes do povo" por Jesus, a "traição de Judas" e os "insultos das pessoas".


Lusa

  • Papa de visita a Pompeia e Nápoles
    3:22

    Mundo

    A jornada do Papa, este fim de semana, no sul de Itália fica registada para memória futura. A visita a Nápoles foi quase uma síntese dos dois anos do pontificado que acaba de assinalar.

  • Papa aceita pizza quando saudava populares numa visita a Nápoles
    1:19

    Mundo

    O Papa aceitou uma pizza de um restaurante durante uma visita a Nápoles. O momento ficou registado num vídeo que se tornou viral nas redes sociais. Numa entrevista a uma televisão mexicana, o Papa tinha confessado esse desejo e os napolitanos trataram de lhe satisfazer essa vontade.

  • Pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa
    3:40

    País

    Uma pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa no próximo sábado, na basílica de São Pedro. Francisco cumpre assim a tradição de acolher adultos convertidos ao catolicismo durante a vigília pascal. A portuguesa escreveu ao Papa e ele convidou-a a ser batizada.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC