sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede "humildade" e a recusa da "vaidade, do orgulho e do êxito"

O papa disse hoje que "o estilo" dos cristãos deve ser o da humildade e não o da "vaidade, do orgulho e do êxito", durante a celebração do Domingo de Ramos, que assinala a entrada de Jesus em Jerusalém.

© Max Rossi / Reuters

A humildade é um "estilo que nunca deixará de nos surpreender e de pôr-nos em crise", disse hoje, na homilia de celebração litúrgica da festividade que inicia a Semana Santa. 


Em contraposição a esse "estilo" a que se referiu, o pontífice católico salientou o exemplo de "outra via, contrária ao caminho de Cristo: a mundanidade", que oferece "o caminho da vaidade, do orgulho e do êxito".


O papa recordou que esta outra via "o maligno também a propôs a Jesus durante quarenta dias no deserto".


"Mas Jesus recusou-a sem duvidar", sublinhou.


"E também nós podemos vencer esta tentação, não apenas nas grandes ocasiões, como também nas circunstâncias comuns da vida", disse.


Francisco elogiou o exemplo de "muitos homens e mulheres que, em silêncio e sem se fazerem ver, renunciam todos os dias a si mesmos para servir dos outros: um familiar doente, um velho sozinho ou uma pessoa com incapacidade".


O papa lembrou na sua homilia os momentos mais importantes dos atos da Semana Santa, como "o desprezo dos chefes do povo" por Jesus, a "traição de Judas" e os "insultos das pessoas".


Lusa

  • Papa de visita a Pompeia e Nápoles
    3:22

    Mundo

    A jornada do Papa, este fim de semana, no sul de Itália fica registada para memória futura. A visita a Nápoles foi quase uma síntese dos dois anos do pontificado que acaba de assinalar.

  • Papa aceita pizza quando saudava populares numa visita a Nápoles
    1:19

    Mundo

    O Papa aceitou uma pizza de um restaurante durante uma visita a Nápoles. O momento ficou registado num vídeo que se tornou viral nas redes sociais. Numa entrevista a uma televisão mexicana, o Papa tinha confessado esse desejo e os napolitanos trataram de lhe satisfazer essa vontade.

  • Pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa
    3:40

    País

    Uma pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa no próximo sábado, na basílica de São Pedro. Francisco cumpre assim a tradição de acolher adultos convertidos ao catolicismo durante a vigília pascal. A portuguesa escreveu ao Papa e ele convidou-a a ser batizada.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC