sicnot

Perfil

Mundo

Papa pede "humildade" e a recusa da "vaidade, do orgulho e do êxito"

O papa disse hoje que "o estilo" dos cristãos deve ser o da humildade e não o da "vaidade, do orgulho e do êxito", durante a celebração do Domingo de Ramos, que assinala a entrada de Jesus em Jerusalém.

© Max Rossi / Reuters

A humildade é um "estilo que nunca deixará de nos surpreender e de pôr-nos em crise", disse hoje, na homilia de celebração litúrgica da festividade que inicia a Semana Santa. 


Em contraposição a esse "estilo" a que se referiu, o pontífice católico salientou o exemplo de "outra via, contrária ao caminho de Cristo: a mundanidade", que oferece "o caminho da vaidade, do orgulho e do êxito".


O papa recordou que esta outra via "o maligno também a propôs a Jesus durante quarenta dias no deserto".


"Mas Jesus recusou-a sem duvidar", sublinhou.


"E também nós podemos vencer esta tentação, não apenas nas grandes ocasiões, como também nas circunstâncias comuns da vida", disse.


Francisco elogiou o exemplo de "muitos homens e mulheres que, em silêncio e sem se fazerem ver, renunciam todos os dias a si mesmos para servir dos outros: um familiar doente, um velho sozinho ou uma pessoa com incapacidade".


O papa lembrou na sua homilia os momentos mais importantes dos atos da Semana Santa, como "o desprezo dos chefes do povo" por Jesus, a "traição de Judas" e os "insultos das pessoas".


Lusa

  • Papa de visita a Pompeia e Nápoles
    3:22

    Mundo

    A jornada do Papa, este fim de semana, no sul de Itália fica registada para memória futura. A visita a Nápoles foi quase uma síntese dos dois anos do pontificado que acaba de assinalar.

  • Papa aceita pizza quando saudava populares numa visita a Nápoles
    1:19

    Mundo

    O Papa aceitou uma pizza de um restaurante durante uma visita a Nápoles. O momento ficou registado num vídeo que se tornou viral nas redes sociais. Numa entrevista a uma televisão mexicana, o Papa tinha confessado esse desejo e os napolitanos trataram de lhe satisfazer essa vontade.

  • Pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa
    3:40

    País

    Uma pintora portuguesa vai ser batizada pelo Papa no próximo sábado, na basílica de São Pedro. Francisco cumpre assim a tradição de acolher adultos convertidos ao catolicismo durante a vigília pascal. A portuguesa escreveu ao Papa e ele convidou-a a ser batizada.

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira