sicnot

Perfil

Mundo

Tiroteio junto à Agência de Segurança Nacional dos EUA faz dois feridos

As autoridades dos Estados Unidos confirmaram esta segunda-feira que pelo menos duas pessoas ficaram feridas num tiroteio junto da entrada das instalações da Agência de Segurança Nacional (NSA) em Maryland (leste), perto de Washington.

Dois homens, dentro de um veículo, tentaram derrubar um dos portões do complexo de Fort Meade, no estado de Maryland. (Arquivo)

Dois homens, dentro de um veículo, tentaram derrubar um dos portões do complexo de Fort Meade, no estado de Maryland. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

"O FBI de Baltimore está a investigar um tiroteio ocorrido hoje de manhã na entrada da NSA em Fort Meade", afirmou Amy Thoreson, uma porta-voz da polícia federal norte-americana.

"Não acreditámos que exista uma ligação com terrorismo", precisou a porta-voz.  

Nem o FBI, nem o exército norte-americano, responsável pela gestão do complexo militar, quiseram confirmar a existência de uma vítima mortal, informação que foi noticiada por vários órgãos de comunicação social locais. 

O exército norte-americano apenas confirmou que duas pessoas ficaram feridas no tiroteio, sem precisar a gravidade dos ferimentos. 

A situação não foi comentada, até ao momento, pela NSA.

Um porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, indicou que o Presidente norte-americano, Barack Obama, "tinha sido informado" sobre os acontecimentos.

Segundo o jornal The Washington Post, o tiroteio ocorreu quando duas pessoas num veículo tentaram transpor o portão de entrada das instalações militares de Fort Meade.

A par da NSA, a base de Fort Meade também integra o comando militar norte-americano para o ciberespaço ('US Cyber Command') e outras agências norte-americanas.

No total, perto de 11 mil militares e 29 mil civis trabalham em Fort Meade.

A NSA é a agência dos serviços de informações norte-americanos encarregada da vigilância interna e esteve no centro das revelações sobre os programas de espionagem eletrónica feitas pelo ex-analista informático Edward Snowden. 

Com Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.