sicnot

Perfil

Mundo

Tiroteio junto à Agência de Segurança Nacional dos EUA faz dois feridos

As autoridades dos Estados Unidos confirmaram esta segunda-feira que pelo menos duas pessoas ficaram feridas num tiroteio junto da entrada das instalações da Agência de Segurança Nacional (NSA) em Maryland (leste), perto de Washington.

Dois homens, dentro de um veículo, tentaram derrubar um dos portões do complexo de Fort Meade, no estado de Maryland. (Arquivo)

Dois homens, dentro de um veículo, tentaram derrubar um dos portões do complexo de Fort Meade, no estado de Maryland. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

"O FBI de Baltimore está a investigar um tiroteio ocorrido hoje de manhã na entrada da NSA em Fort Meade", afirmou Amy Thoreson, uma porta-voz da polícia federal norte-americana.

"Não acreditámos que exista uma ligação com terrorismo", precisou a porta-voz.  

Nem o FBI, nem o exército norte-americano, responsável pela gestão do complexo militar, quiseram confirmar a existência de uma vítima mortal, informação que foi noticiada por vários órgãos de comunicação social locais. 

O exército norte-americano apenas confirmou que duas pessoas ficaram feridas no tiroteio, sem precisar a gravidade dos ferimentos. 

A situação não foi comentada, até ao momento, pela NSA.

Um porta-voz da Casa Branca, Eric Schultz, indicou que o Presidente norte-americano, Barack Obama, "tinha sido informado" sobre os acontecimentos.

Segundo o jornal The Washington Post, o tiroteio ocorreu quando duas pessoas num veículo tentaram transpor o portão de entrada das instalações militares de Fort Meade.

A par da NSA, a base de Fort Meade também integra o comando militar norte-americano para o ciberespaço ('US Cyber Command') e outras agências norte-americanas.

No total, perto de 11 mil militares e 29 mil civis trabalham em Fort Meade.

A NSA é a agência dos serviços de informações norte-americanos encarregada da vigilância interna e esteve no centro das revelações sobre os programas de espionagem eletrónica feitas pelo ex-analista informático Edward Snowden. 

Com Lusa
  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28