sicnot

Perfil

Mundo

Áustria vai julgar jovem de 14 anos por planear ataque terrorista

Um adolescente de 14 anos que confessou ter tentado fazer explodir uma bomba numa estação de comboios em Viena e reivindica ser um jihadista, vai ser julgado pela justiça austríaca a 19 de maio.  

© Leonhard Foeger / Reuters

O estudante de origem turca foi detido em janeiro deste ano, depois de ter tentado fugir, violando medidas de controlo judicial.

Detido pela primeira vez em 2014, na sua escola em Sankt-Pölten (leste), o adolescente admitiu ter tentado detonar uma bomba numa estação de comboios da capital austríaca. Por causa de ser menor de idade, foi libertado após duas semanas mas ficou sujeito a controlo judicial.

Fonte policial disse ainda que o estudante manifestou o desejo de integrar as fileiras do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, noticiou a agência de notícias francesa AFP.

Na edição de hoje do jornal Krone, o advogado do adolescente diz que o seu cliente estava apenas a brincar com a ideia de fazer explodir uma bomba.

De acordo com partes da acusação citadas por aquele diário, foram encontradas imagens de extrema violência pertencentes ao EI no computador, telefone e na consola de jogos do adolescente.

Em meados de março, um adolescente austríaco de 16 anos, que foi para a Síria lutar junto do EI, tendo ficado gravemente ferido, após o que regressou ao país e entregou-se à polícia.

Cerca de 200 pessoas partiram da Áustria para as fileiras do EI na Síria e no Iraque, segundo as autoridades e, destas, 70 já regressaram, estando algumas detidas a aguardar julgamento.


Lusa
  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.