sicnot

Perfil

Mundo

Áustria vai julgar jovem de 14 anos por planear ataque terrorista

Um adolescente de 14 anos que confessou ter tentado fazer explodir uma bomba numa estação de comboios em Viena e reivindica ser um jihadista, vai ser julgado pela justiça austríaca a 19 de maio.  

© Leonhard Foeger / Reuters

O estudante de origem turca foi detido em janeiro deste ano, depois de ter tentado fugir, violando medidas de controlo judicial.

Detido pela primeira vez em 2014, na sua escola em Sankt-Pölten (leste), o adolescente admitiu ter tentado detonar uma bomba numa estação de comboios da capital austríaca. Por causa de ser menor de idade, foi libertado após duas semanas mas ficou sujeito a controlo judicial.

Fonte policial disse ainda que o estudante manifestou o desejo de integrar as fileiras do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, noticiou a agência de notícias francesa AFP.

Na edição de hoje do jornal Krone, o advogado do adolescente diz que o seu cliente estava apenas a brincar com a ideia de fazer explodir uma bomba.

De acordo com partes da acusação citadas por aquele diário, foram encontradas imagens de extrema violência pertencentes ao EI no computador, telefone e na consola de jogos do adolescente.

Em meados de março, um adolescente austríaco de 16 anos, que foi para a Síria lutar junto do EI, tendo ficado gravemente ferido, após o que regressou ao país e entregou-se à polícia.

Cerca de 200 pessoas partiram da Áustria para as fileiras do EI na Síria e no Iraque, segundo as autoridades e, destas, 70 já regressaram, estando algumas detidas a aguardar julgamento.


Lusa
  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52