sicnot

Perfil

Mundo

Cuba e EUA sentam-se à mesa para falar sobre Direitos Humanos

Os Estados Unidos e Cuba vão reunir-se hoje em Washington para falar especificamente sobre Direitos Humanos, no âmbito das negociações para o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. 

© Stringer . / Reuters

Proposto por Cuba e aceite por Washington, este "diálogo bilateral sobre Direitos Humanos (...) mostra a disponibilidade de Cuba em abordar qualquer assunto, apesar das diferenças", referiu o diretor-adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Luís Pedroso, ao anunciar, na quinta-feira, o encontro.


"Cuba deseja que este diálogo decorra num ambiente construtivo, sobre bases de reciprocidade, sem constrangimentos nem tratamentos discriminatórios e dentro do respeito da vontade soberana, da independência e da não-ingerência nos assuntos internos dos países", acrescentou Pedroso.  


As conversações entre Havana e Washington surgem depois de os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, terem anunciado em simultâneo, a 17 de dezembro de 2014, uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século. 


Até ao momento, as duas partes já realizaram três rondas negociais: em janeiro em Havana, em fevereiro em Washington e a mais recente este mês na capital cubana. 


Para os Estados Unidos, os direitos humanos e as liberdades em Cuba são dos temas mais delicados no processo de restabelecimento de relações. 


Em fevereiro passado, a chefe da delegação norte-americana, a secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, manifestou a sua preocupação na rede social Twitter a propósito do "silenciamento violento" de dissidentes em Cuba. 


Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.