sicnot

Perfil

Mundo

Cuba e EUA sentam-se à mesa para falar sobre Direitos Humanos

Os Estados Unidos e Cuba vão reunir-se hoje em Washington para falar especificamente sobre Direitos Humanos, no âmbito das negociações para o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. 

© Stringer . / Reuters

Proposto por Cuba e aceite por Washington, este "diálogo bilateral sobre Direitos Humanos (...) mostra a disponibilidade de Cuba em abordar qualquer assunto, apesar das diferenças", referiu o diretor-adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Luís Pedroso, ao anunciar, na quinta-feira, o encontro.


"Cuba deseja que este diálogo decorra num ambiente construtivo, sobre bases de reciprocidade, sem constrangimentos nem tratamentos discriminatórios e dentro do respeito da vontade soberana, da independência e da não-ingerência nos assuntos internos dos países", acrescentou Pedroso.  


As conversações entre Havana e Washington surgem depois de os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, terem anunciado em simultâneo, a 17 de dezembro de 2014, uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século. 


Até ao momento, as duas partes já realizaram três rondas negociais: em janeiro em Havana, em fevereiro em Washington e a mais recente este mês na capital cubana. 


Para os Estados Unidos, os direitos humanos e as liberdades em Cuba são dos temas mais delicados no processo de restabelecimento de relações. 


Em fevereiro passado, a chefe da delegação norte-americana, a secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, manifestou a sua preocupação na rede social Twitter a propósito do "silenciamento violento" de dissidentes em Cuba. 


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".