sicnot

Perfil

Mundo

Cuba e EUA sentam-se à mesa para falar sobre Direitos Humanos

Os Estados Unidos e Cuba vão reunir-se hoje em Washington para falar especificamente sobre Direitos Humanos, no âmbito das negociações para o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países. 

© Stringer . / Reuters

Proposto por Cuba e aceite por Washington, este "diálogo bilateral sobre Direitos Humanos (...) mostra a disponibilidade de Cuba em abordar qualquer assunto, apesar das diferenças", referiu o diretor-adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano, Luís Pedroso, ao anunciar, na quinta-feira, o encontro.


"Cuba deseja que este diálogo decorra num ambiente construtivo, sobre bases de reciprocidade, sem constrangimentos nem tratamentos discriminatórios e dentro do respeito da vontade soberana, da independência e da não-ingerência nos assuntos internos dos países", acrescentou Pedroso.  


As conversações entre Havana e Washington surgem depois de os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, terem anunciado em simultâneo, a 17 de dezembro de 2014, uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século. 


Até ao momento, as duas partes já realizaram três rondas negociais: em janeiro em Havana, em fevereiro em Washington e a mais recente este mês na capital cubana. 


Para os Estados Unidos, os direitos humanos e as liberdades em Cuba são dos temas mais delicados no processo de restabelecimento de relações. 


Em fevereiro passado, a chefe da delegação norte-americana, a secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, manifestou a sua preocupação na rede social Twitter a propósito do "silenciamento violento" de dissidentes em Cuba. 


Lusa
  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.