sicnot

Perfil

Mundo

Último dia das negociações sobre programa nuclear iraniano arranca na Suíça

Os ministros dos Negócios Estrangeiros das principais potências iniciaram o último dia de conversações com vista à assinatura de um acordo nuclear com o Irão até à meia-noite de hoje, informou a AFP. 

© POOL New / Reuters

A reunião na Suíça inclui os chefes da diplomacia dos EUA, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha, mas não da Rússia.


Os ministros devem reunir-se com o homólogo iraniano durante a manhã de hoje, segundo a AFP. 


O grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), em que o executivo de Paris é considerado o mais intransigente face a Teerão, negoceia com o Irão uma série de restrições ao seu programa nuclear em troca do alívio das sanções económicas a que o país está atualmente sujeito.



No entanto, prevê-se que o acordo provisório firmado com o Irão em novembro de 2013 permaneça em vigor até 30 de junho, enquanto não forem acordados os detalhes técnicos desta nova iniciativa, ainda sem confirmação de sucesso.



O objetivo das seis potências, os cinco países que possuem direito de veto no Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido), e a Alemanha, que se têm reunido com responsáveis iranianos, consiste em obter um acordo duradouro até à meia-noite de hoje e que termine com um contencioso que se prolonga há mais de uma década. 


A comunidade internacional receia que o Irão pretenda munir-se da bomba nuclear, uma alegação desde sempre rejeitada por Teerão que insiste na componente exclusivamente civil do seu programa.


Lusa
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.