sicnot

Perfil

Mundo

Buhari torna-se primeiro político a derrubar presidente no poder na Nigéria com eleições

Buhari torna-se primeiro político a derrubar presidente no poder na Nigéria com eleições

O candidato da oposição venceu as presidenciais na Nigéria. Um dia depois de se tornar no primeiro político a derrubar através de eleições um presidente no poder, Muhammadu Buhari agradeceu ao seu antecessor a forma como aceitou a derrota.

  • Muhammadu Buhari derrota Goodluck Jonathan na Nigéria

    Mundo

    O presidente cessante da Nigéria reconheceu a derrota e felicitou Muhammadu Buhari que venceu as eleições presidenciais com uma vantagem de mais de dois milhões de votos. A campanha de Buhari assentou na luta contra a corrupção e no combate aos extremistas do Boko Haram. A vitória da oposição, que põe fim a 19 anos de domínio do Partido Democrático do Povo, levanta receios de uma nova vaga de violência. Há quatro anos, depois da vitória do candidato agora derrotado, morreram mais de mil pessoas em confrontos nas ruas.

  • Autor de golpe de Estado chega à Presidência da Nigéria à quarta tentativa
    1:15

    Mundo

    Muhammadu Buhari é o novo presidente da Nigéria. O candidato da oposição derrotou Goodliuck Jonathan que procurava a reeleição nestas eleições presidenciais. Os resultados oficiais finais foram divulgados esta terça-feira, com a confirmação da vitória do general, de 72 anos, que já tinha tentado ser eleito por três vezes, sem sucesso.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.