sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a mulher mais velha do mundo

 A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, morreu hoje aos 117 anos por causas naturais, informou a estação pública nipónica NHK.

© KYODO Kyodo / Reuters

Misao Okawa morreu pouco antes das sete da manhã locais (noite de terça-feira em Lisboa) num lar em Osaka, no oeste do Japão, onde residia, disseram fontes médicas à NHK.


Desde fevereiro de 2013, Okawa era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo "Guinness Book of Records", e desde agosto desse mesmo ano como a pessoa mais velha viva. 


Okawa nasceu a 05 de março de 1898 em Osaka, e tinha três filhos, quatro netos e seis bisnetos.


Os seus segredos para a longevidade eram viver sem 'stress', dormir pelo menos oito horas diárias e comer o que gostava e de forma abundante, explicou em várias ocasiões à imprensa japonesa. 


A japonesa celebrou o seu último aniversário no lar onde residia, junto da família, incluindo o filho mais velho Hiroshi, de 92 anos, e um bisneto de dois anos.


O Japão é também o país de origem do homem mais velho do mundo, Sakari Momoi, de 112 anos.


Em 2013, a esperança média de vida para as mulheres no Japão era de 86,61 anos, a maior do mundo, enquanto para os homens era de 80,21, a quarta mais extensa do mundo, de acordo com o Ministério da Saúde.


Lusa
  • Japonesa Misao Ohkawa celebra 117 anos e é a pessoa mais idosa do mundo

    Mundo

    A pessoa mais velha do mundo celebra hoje 117 anos de vida. A festa da japonesa Misao Ohkawa aconteceu um dia antes da data oficial, por motivos que não foram explicados. A centenária recebeu um ramo de flores por mais um aniversário, celebrado na companhia da família. Ohkawa nasceu em 1898 e casou em 1919. Foi mãe de três filhos e tem quatro netos e seis bisnetos. Nunca teve uma doença grave e anda de cadeira de rodas só para evitar eventuais quedas. De acordo com o Governo japonês, o país tem 58 mil pessoas com mais de cem anos – ou seja, mais quatro mil e 400 que no ano passado.

  • Japonesa celebra 117 anos
    0:55

    Mundo

    A mulher mais velha do mundo faz 117 anos. Misao Okawa nasceu em 1898 no Japão e recebeu ontem a visita de filhos, netos e bisnetos para antecipar o aniversário.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.