sicnot

Perfil

Mundo

Super-tufão Maysak causa cinco mortos no Pacífico

Cinco pessoas morreram na Micronésia, no Pacífico central, à passagem do super-tufão Maysak e o estado de emergência foi decretado hoje em Chuuk, principal estado da federação.

© Handout . / Reuters

Os Estados Confederados da Micronésia são Chuuk, Kosrae, Pohnpei e Yap e situam-se a norte da Papua Nova Guiné.


O Maysak levou três dias para atravessar Estados Confederados da Micronésia. Acompanhado de ventos de 260 quilómetros/ hora, o tufão assolou Chuuk na noite de domingo e continuou o seu curso sobre o vasto arquipélago composto por 607 ilhas antes de tocar o estado de Yap hoje. 


O tufão deverá dirigir-se para as Filipinas. 


"O governador Johnson Elimo declarou o estado de emergência (em Chuuk) por causa dos estragos causado pelo tufão, incluindo cinco mortos", disse o Presidente dos Estados Confederados da Micronésia em comunicado, ao apelar à ajuda internacional.


Lusa

  • Presidente da IPSS "O Sonho" garante que vai demitir-se
    0:57

    País

    A PJ de Setúbal fez esta sexta-feira buscas em três instituições de solidariedade social e em casas particulares ligadas à IPSS "O Sonho", por suspeitas de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da associação nega as suspeitas e diz que está de "consciência tranquila". Florival Cardoso, que é o principal visado na investigação, fala sobre uma "caça às bruxas" e garante que vai demitir-se, porque considera que está a ser cometida uma "enorme injustiça".

  • "Situação humanitária dos civis em Ghouta é aterradora"
    0:49

    Mundo

    O enviado especial da ONU para a Síria lançou esta sexta-feira um novo apelo a um cessar-fogo. O responsável está particularmente preocupado com a situação da população civil e diz que é preciso evitar que se repita em Ghouta o que se passou em Alepo.

  • Instantes de uma noite de futebol europeu
    0:41
  • Não dá mais, Brasil!
    18:00