sicnot

Perfil

Mundo

Super-tufão Maysak causa cinco mortos no Pacífico

Cinco pessoas morreram na Micronésia, no Pacífico central, à passagem do super-tufão Maysak e o estado de emergência foi decretado hoje em Chuuk, principal estado da federação.

© Handout . / Reuters

Os Estados Confederados da Micronésia são Chuuk, Kosrae, Pohnpei e Yap e situam-se a norte da Papua Nova Guiné.


O Maysak levou três dias para atravessar Estados Confederados da Micronésia. Acompanhado de ventos de 260 quilómetros/ hora, o tufão assolou Chuuk na noite de domingo e continuou o seu curso sobre o vasto arquipélago composto por 607 ilhas antes de tocar o estado de Yap hoje. 


O tufão deverá dirigir-se para as Filipinas. 


"O governador Johnson Elimo declarou o estado de emergência (em Chuuk) por causa dos estragos causado pelo tufão, incluindo cinco mortos", disse o Presidente dos Estados Confederados da Micronésia em comunicado, ao apelar à ajuda internacional.


Lusa

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33

    Ataque em Barcelona

    O jornal espanhol El Pais divulgou hoje  as primeiras imagens da carrinha que matou 13 pessoas e feriu mais de 100 em Barcelona. O vídeo foi registado por  uma câmara de videovigilância de um museu nas Ramblas. Mostra pessoas a desviarem antes da passagem rápida da carrinha branca. Esta terá sido a parte final do percurso feito pelo veículo.

  • Castelo Branco aposta na cultura para preservar raízes e fomentar turismo
    5:26

    SIC 25 Anos

    Com perto de 200 mil habitantes, o distrito de Castelo Branco luta para criar projetos diferenciadores para atrair e ancorar a população. O desemprego tem vindo a baixar, numa região fortemente envelhecida. A capital do distrito aposta na cultura para preservar as raízes e fomentar o turismo, e a Universidade da Beira Interior tem cada vez mais alunos estrangeiros.