sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano e Itália assinam primeiro acordo de colaboração fiscal

O Vaticano e a Itália assinaram hoje o primeiro acordo de colaboração para lutar contra a evasão fiscal, que prevê taxar os rendimentos financeiros dos institutos que têm fundos no banco do Vaticano. 

1975 - É assinado, no Vaticano, o protocolo adicional à Concordata, entre Portugal e a Santa Sé, que permite o divórcio aos católicos.

1975 - É assinado, no Vaticano, o protocolo adicional à Concordata, entre Portugal e a Santa Sé, que permite o divórcio aos católicos.

A convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia e das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan. 

No mês passado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Rinzi, disse ao semanário L'Espresso que a Itália esperava "recuperar algum dinheiro do Vaticano", ao negociar com o pequeno Estado católico um acordo idêntico aos já assinados com a Suíça, Mónaco e Liechtenstein para lutar contra a evasão fiscal. 

"A transparência e a sã colaboração com o Estado italiano" foram os critérios que inspiraram este acordo, declarou o porta-voz adjunto do Vaticano, padre Ciro Benedettini. 

A principal novidade deste acordo é a aplicação de impostos, a partir do ano de 2014, sobre os rendimentos financeiros dos institutos que depositaram fundos no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o banco do Vaticano, afirmou. 

Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.