sicnot

Perfil

Mundo

Vaticano e Itália assinam primeiro acordo de colaboração fiscal

O Vaticano e a Itália assinaram hoje o primeiro acordo de colaboração para lutar contra a evasão fiscal, que prevê taxar os rendimentos financeiros dos institutos que têm fundos no banco do Vaticano. 

1975 - É assinado, no Vaticano, o protocolo adicional à Concordata, entre Portugal e a Santa Sé, que permite o divórcio aos católicos.

1975 - É assinado, no Vaticano, o protocolo adicional à Concordata, entre Portugal e a Santa Sé, que permite o divórcio aos católicos.

A convenção foi assinada pelo arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as relações com os Estados, e pelo ministro da Economia e das Finanças italiano, Pier Carlo Padoan. 

No mês passado, o primeiro-ministro italiano, Matteo Rinzi, disse ao semanário L'Espresso que a Itália esperava "recuperar algum dinheiro do Vaticano", ao negociar com o pequeno Estado católico um acordo idêntico aos já assinados com a Suíça, Mónaco e Liechtenstein para lutar contra a evasão fiscal. 

"A transparência e a sã colaboração com o Estado italiano" foram os critérios que inspiraram este acordo, declarou o porta-voz adjunto do Vaticano, padre Ciro Benedettini. 

A principal novidade deste acordo é a aplicação de impostos, a partir do ano de 2014, sobre os rendimentos financeiros dos institutos que depositaram fundos no Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o banco do Vaticano, afirmou. 

Lusa
  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57