sicnot

Perfil

Mundo

Kiev e Moscovo acordam abastecimento de gás à Ucrãnia até julho

O consórcio russo Gazprom e a ucraniana Naftogaz acordaram o abastecimento de gás da Rússia à Ucrânia até julho por 248 dólares por mil metros cúbicos, anunciou hoje o Ministério da Energia ucraniano. 

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O valor acordado é muito inferior ao que era pago até agora por Kiev, escreve a agência Efe. 


Até à data, a Ucrânia pagava 329 dólares por mil metros cúbicos, já com o desconto de 100 dólares aplicado por Moscovo. 


"É uma vitória da parte económica sobre a política nas relações entre a Naftogaz e a Gazprom", disse o ministro da Energia ucraniano, Vladimir Demchishin, citado pela imprensa local.


Nos últimos meses, a Ucrânia reduziu substancialmente as suas importações de gás russo, que em março diminuíram até 10 milhões de metros cúbicos diários, com o argumento de que os países europeus cobrem atualmente dois terços das suas necessidades.


"Este acordo temporal só cobre o segundo trimestre de 2015. No entanto, vai permitir-nos acumular gás para a próxima estação outono-inverno", sublinhou Demchishin.


Lusa

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • O vestido de Jennifer Lawrence que está a dar que falar

    Cultura

    Jennifer Lawrence escolheu um vestido arrojado para usar na sessão fotografia do próximo filme e a internet reagiu. Muitas foram as críticas feitas, que davam conta de uma roupa "demasiado reveladora" para o frio que se fazia sentir em Londres. Mas Jennifer Lawrence não deixou passar, criticando os comentários "sexistas" e "nada feministas".

    SIC

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Governo enfrenta vaga de contestação
    2:35

    Economia

    O Governo enfrenta uma onda de contestação. Guardas prisionais, procuradores, professores, médicos e enfermeiros descontentes ameaçam com greves nos diferentes setores, já nos meses de março e abril.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25