sicnot

Perfil

Mundo

Kiev e Moscovo acordam abastecimento de gás à Ucrãnia até julho

O consórcio russo Gazprom e a ucraniana Naftogaz acordaram o abastecimento de gás da Rússia à Ucrânia até julho por 248 dólares por mil metros cúbicos, anunciou hoje o Ministério da Energia ucraniano. 

© MAXIM ZMEYEV / Reuters

O valor acordado é muito inferior ao que era pago até agora por Kiev, escreve a agência Efe. 


Até à data, a Ucrânia pagava 329 dólares por mil metros cúbicos, já com o desconto de 100 dólares aplicado por Moscovo. 


"É uma vitória da parte económica sobre a política nas relações entre a Naftogaz e a Gazprom", disse o ministro da Energia ucraniano, Vladimir Demchishin, citado pela imprensa local.


Nos últimos meses, a Ucrânia reduziu substancialmente as suas importações de gás russo, que em março diminuíram até 10 milhões de metros cúbicos diários, com o argumento de que os países europeus cobrem atualmente dois terços das suas necessidades.


"Este acordo temporal só cobre o segundo trimestre de 2015. No entanto, vai permitir-nos acumular gás para a próxima estação outono-inverno", sublinhou Demchishin.


Lusa

  • "Podemos estar a sair da União Europeia, mas não vamos sair da Europa"
    0:40
  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14