sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos e 40 feridos em atentado no leste do Afeganistão

Pelo menos 17 pessoas morreram hoje e 40 ficaram feridas num atentado suicida perpetrado durante uma manifestação em Khost, no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, anunciaram as autoridades locais. 

HEDAYATULLAH AMID

O atentado ocorreu cerca das 10:00 locais (06:30 em Lisboa), quando milhares de manifestantes se dirigiam para a residência do governador da província de Khost, Abdul Jabar Naeemi, que acusam de corrupção, disse à agência noticiosa espanhola EFE o porta-voz do governador, Mubariz Zadran. 

Zadran acrescentou que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, dado que alguns feridos estão em estado crítico. 

O deputado e presidente da comissão de Defesa do parlamento afegão, Homayoon Homayoon, ficou ferido no atentado. 

Os talibãs, responsáveis pela grande maioria dos atentados no Afeganistão, negaram a autoria deste atentado, disse o porta-voz dos rebeldes, Zabihullah Mujahid, na sua conta na rede social "Twitter". 

Em novembro passado, meia centena de pessoas morreu quando um terrorista suicida se fez explodir durante um jogo de voleibol, na província de Khost, junto à fronteira com zonas tribais paquistanesas, refúgio de combatentes islamitas. A zona é, desde junho, palco de uma vasta operação do exército paquistanês. 

A província de Khost é considerada um bastião da rede Haqqani, poderoso ramo dos talibãs afegãos, que geralmente não reivindicam atentados contra alvos civis. 

De acordo com um relatório da ONU, publicado em fevereiro, o número de vítimas civis do conflito afegão aumentou no ano passado, com perto de 3.700 mortos e 6.850 feridos. 

Este aumento, de 22% relativamente ao ano anterior, deveu-se à intensificação dos combates terrestres.

A NATO terminou, no fim do ano passado, a missão de combate no Afeganistão, ISAF, que foi substituída desde janeiro pela operação "Apoio Decidido", que integra perto de quatro mil soldados em tarefas de assistência e formação das forças de segurança afegãs. 

Os Estados Unidos mantêm a missão antiterrorista no Afeganistão com 9.800 soldados. 

Na semana passada, o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que vai manter a operação no terreno até final do ano, em vez de reduzir os efetivos para metade, como inicialmente previsto. 

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.