sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 17 mortos e 40 feridos em atentado no leste do Afeganistão

Pelo menos 17 pessoas morreram hoje e 40 ficaram feridas num atentado suicida perpetrado durante uma manifestação em Khost, no leste do Afeganistão, perto da fronteira com o Paquistão, anunciaram as autoridades locais. 

HEDAYATULLAH AMID

O atentado ocorreu cerca das 10:00 locais (06:30 em Lisboa), quando milhares de manifestantes se dirigiam para a residência do governador da província de Khost, Abdul Jabar Naeemi, que acusam de corrupção, disse à agência noticiosa espanhola EFE o porta-voz do governador, Mubariz Zadran. 

Zadran acrescentou que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, dado que alguns feridos estão em estado crítico. 

O deputado e presidente da comissão de Defesa do parlamento afegão, Homayoon Homayoon, ficou ferido no atentado. 

Os talibãs, responsáveis pela grande maioria dos atentados no Afeganistão, negaram a autoria deste atentado, disse o porta-voz dos rebeldes, Zabihullah Mujahid, na sua conta na rede social "Twitter". 

Em novembro passado, meia centena de pessoas morreu quando um terrorista suicida se fez explodir durante um jogo de voleibol, na província de Khost, junto à fronteira com zonas tribais paquistanesas, refúgio de combatentes islamitas. A zona é, desde junho, palco de uma vasta operação do exército paquistanês. 

A província de Khost é considerada um bastião da rede Haqqani, poderoso ramo dos talibãs afegãos, que geralmente não reivindicam atentados contra alvos civis. 

De acordo com um relatório da ONU, publicado em fevereiro, o número de vítimas civis do conflito afegão aumentou no ano passado, com perto de 3.700 mortos e 6.850 feridos. 

Este aumento, de 22% relativamente ao ano anterior, deveu-se à intensificação dos combates terrestres.

A NATO terminou, no fim do ano passado, a missão de combate no Afeganistão, ISAF, que foi substituída desde janeiro pela operação "Apoio Decidido", que integra perto de quatro mil soldados em tarefas de assistência e formação das forças de segurança afegãs. 

Os Estados Unidos mantêm a missão antiterrorista no Afeganistão com 9.800 soldados. 

Na semana passada, o presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou que vai manter a operação no terreno até final do ano, em vez de reduzir os efetivos para metade, como inicialmente previsto. 

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.