sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 4 mortos em ataque no Quénia

Está em curso esta manhã um ataque a uma universidade no Quénia. Até ao momento, há a registar pelo menos quatro mortos e quatro feridos graves, embora haja também relatos de cerca de 30 pessoas hospitalizadas.

Soldados quenianos nas imediações da universidade

Soldados quenianos nas imediações da universidade

© Stringer . / Reuters

Cerca de meia centena de pessoas foi entretanto hospitalizada com ferimentos provocados por balas. 

No local, há uma grande movimentação de ambulâncias e outros veículos de emergência. 

A Universidade fica na cidade de Garissa, no leste do país, a cerca de 150 quilómetros da fronteira com a Somália.

De acordo com as agências internacionais, um grupo de homens armados terá entrado aos tiros na mesquita da universidade e feito reféns vários estudantes. 

O ataque teve início por volta das 5:30 da manhã, hora local, 3:30 em Lisboa, altura em que muitas pessoas se preparavam para as orações da manhã. 

Tiros e explosões foram ouvidos no complexo durante horas. 

O ataque ainda não foi reivindicado. 


Em setembro de 2013, um sequestro num centro comercial semeou o pânico na capital do país e fez mais de 70 mortos. Foi atribuído ao grupo islamita somali Al-al Shabaab que tem ligações à Al Qaeda.


EM ATUALIZAÇÃO
  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.