sicnot

Perfil

Mundo

Espeleólogos espanhóis desaparecidos desde terça-feira em Marrocos

Três espeleólogos espanhóis estão desaparecidos desde terça-feira em Marrocos, numa zona montanhosa do Alto Atlas situada entre Marraquexe e Ouarzazate (sul), indicou na sexta-feira uma fonte diplomática à AFP.

© Youssef Boudlal / Reuters

Os três homens estavam integrados num grupo de nove espanhóis que tinham ido fazer espeleologia na região e se tinham dividido no domingo para explorar diferentes grutas, combinando reencontrar-se na segunda ou na terça-feira, adiantou a mesma fonte.

Desconhecendo o paradeiro dos seus companheiros, o resto do grupo deu o alerta na terça-feira à tarde.

O diretor do conselho provincial do turismo de Ouarzazate Zubir Bouhour adiantou que os espanhóis se encontravam na fronteira entre as províncias de Ouarzazate, Tinghir e Azilal e não iam acompanhados por um guia.

"As autoridades marroquinas estão a fazer buscas, inclusivamente com helicópteros. Mas a geografia da região não ajuda. O terreno é acidentado e há muito nevoeiro, bem como numerosas cavidades", continuou.

A região situa-se a 150-200 quilómetros a leste de Marraquexe, em pleno maciço do Alto Atlas, onde as montanhas ultrapassam os 3.000 metros de altitude.



Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.