sicnot

Perfil

Mundo

Espeleólogos espanhóis desaparecidos desde terça-feira em Marrocos

Três espeleólogos espanhóis estão desaparecidos desde terça-feira em Marrocos, numa zona montanhosa do Alto Atlas situada entre Marraquexe e Ouarzazate (sul), indicou na sexta-feira uma fonte diplomática à AFP.

© Youssef Boudlal / Reuters

Os três homens estavam integrados num grupo de nove espanhóis que tinham ido fazer espeleologia na região e se tinham dividido no domingo para explorar diferentes grutas, combinando reencontrar-se na segunda ou na terça-feira, adiantou a mesma fonte.

Desconhecendo o paradeiro dos seus companheiros, o resto do grupo deu o alerta na terça-feira à tarde.

O diretor do conselho provincial do turismo de Ouarzazate Zubir Bouhour adiantou que os espanhóis se encontravam na fronteira entre as províncias de Ouarzazate, Tinghir e Azilal e não iam acompanhados por um guia.

"As autoridades marroquinas estão a fazer buscas, inclusivamente com helicópteros. Mas a geografia da região não ajuda. O terreno é acidentado e há muito nevoeiro, bem como numerosas cavidades", continuou.

A região situa-se a 150-200 quilómetros a leste de Marraquexe, em pleno maciço do Alto Atlas, onde as montanhas ultrapassam os 3.000 metros de altitude.



Lusa
  • Rui Vitória não espera facilidades frente ao Tondela
    1:34

    Desporto

    O líder do campeonato, o Benfica, recebe este domingo o último classificado, o Tondela. Na conferência de antevisão do encontro, Rui Vitória afirmou que não espera facilidades. O treinador do Benfica falou ainda de Sebastian Coates.

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.