sicnot

Perfil

Mundo

Mulher de antigo ministro grego condenado apanhada 24 horas após ter fugido

A mulher de um antigo ministro grego, condenada tal como o marido a prisão efetiva por corrupção, foi encontrada hoje pela polícia, 24 horas após ter fugido de um hospital psiquiátrico onde era tratada, informou fonte judicial.

Vicky Stamati foi condenada em 2013 a 12 anos de prisão, enquanto o marido, o antigo ministro socialista da Defesa Akis Tsochatzopoulos, foi condenado a 20 anos de prisão

Vicky Stamati foi condenada em 2013 a 12 anos de prisão, enquanto o marido, o antigo ministro socialista da Defesa Akis Tsochatzopoulos, foi condenado a 20 anos de prisão

© Yorgos Karahalis / Reuters

Vicky Stamati foi encontrada no adro de uma igreja em Haidari, subúrbio ateniense onde se situa o hospital para o qual tinha sido transferida há 18 meses por razões psicológicas e onde era alvo de vigilância contínua.

"Quero ver o meu filho (com nove anos) e o meu médico", disse quando foi detida, segundo meios de informação locais.

As circunstâncias precisas da sua fuga na quinta-feira de manhã não são conhecidas. De acordo com alguns media, foi encontrada partida a porta da varanda do seu quarto.

A justiça tinha rejeitado recentemente um pedido de libertação de Vicky Stamati, condenada em 2013 a 12 anos de prisão, enquanto o marido, o antigo ministro socialista da Defesa Akis Tsochatzopoulos, foi condenado a 20 anos de prisão por branqueamento de dinheiro relacionado com contratos de armamento.

Tsochatzopoulos, de 75 anos, que está na prisão de alta segurança de Korydallos, perto de Atenas, tornou-se para a opinião pública grega o símbolo da corrupção de uma classe política tida como responsável pela crise em que o país vive desde 2010.




Lusa
  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.