sicnot

Perfil

Mundo

Três desaparecidos após incêndio em petrolífera mexicana Pemex

A empresa mexicana Pemex anunciou que estão desaparecidos três funcionários desde o incêndio e explosão que ocorreu na quarta-feira numa das suas plataformas de petróleo no Golfo do México, que provocou quatro mortos e 16 feridos.

PEMEX

"Após a última contagem realizada em diferentes plataformas na área, não conseguimos localizar três funcionários, dois (subcontratados) da Cotemar e outro de Pemex", informou a empresa em comunicado.

A empresa pública também confirmou a identidade dos quatro mortos - um funcionário da plataforma de Pemex e três de Cotemar -- acrescentando que três dos nove feridos hospitalizados já tiveram alta hospitalar na manhã de quinta-feira.

Funcionários e peritos da justiça mexicana e da Agência Nacional de Segurança Industrial e proteção ambiental do sector dos hidrocarbonetos (ASEA) chegaram na quinta-feira ao local da tragédia, a plataforma Abkatun A-Permanente, para começar a investigação sobre as causas do acidente.

A explosão ocorreu às 03:40 de quarta-feira (09:40 GMT) e levou à evacuação de 300 trabalhadores da plataforma localizada a 85 quilómetros da costa, que é desde a década de 1970 uma das áreas de mineração mais importantes do petróleo mexicano.

Esta área do mar, onde há cerca de 200 plataformas Pemex, produz 78% do petróleo bruto do país.










Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.