sicnot

Perfil

Mundo

ONU debate hoje proposta russa de pausas humanitárias no Iémen

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje para debater uma proposta russa sobre pausas humanitárias na operação militar aérea da Arábia Saudita no Iémen, disseram diplomatas. 

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A Rússia pediu a reunião perante os receios crescentes em relação a um número crescente de vítimas civis do conflito no Iémen. 

Aleksey Zaytsev, porta-voz da missão russa na ONU, disse que as consultas à porta fechada seriam sobre "possíveis pausas humanitárias nos ataques aéreos". 

A reunião está marcada para as 15:00 TMG (16:00 em Lisboa). 

A violência aumentou no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza ataques aéreos contra os rebeldes xiitas 'huthis', que tomaram em setembro várias zonas do país e forçaram o Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi a fugir para território saudita.

A ONU considera Hadi o presidente legítimo do Iémen. 

Os 'huthis" conquistaram a capital Sana em fevereiro e no mês passado avançaram para a cidade portuária de Aden, bastião de Hadi. 

A chefe para a ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos, afirmou na quinta-feira estar "extremamente preocupada" com a morte de civis, depois de várias fontes terem indicado que 519 pessoas morreram e quase 1.700 ficaram feridas em duas semanas de confrontos no Iémen. 










Lusa
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.