sicnot

Perfil

Mundo

ONU debate hoje proposta russa de pausas humanitárias no Iémen

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje para debater uma proposta russa sobre pausas humanitárias na operação militar aérea da Arábia Saudita no Iémen, disseram diplomatas. 

© Mohamed Al-Sayaghi / Reuters

A Rússia pediu a reunião perante os receios crescentes em relação a um número crescente de vítimas civis do conflito no Iémen. 

Aleksey Zaytsev, porta-voz da missão russa na ONU, disse que as consultas à porta fechada seriam sobre "possíveis pausas humanitárias nos ataques aéreos". 

A reunião está marcada para as 15:00 TMG (16:00 em Lisboa). 

A violência aumentou no Iémen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita realiza ataques aéreos contra os rebeldes xiitas 'huthis', que tomaram em setembro várias zonas do país e forçaram o Presidente Abd Rabbo Mansour Hadi a fugir para território saudita.

A ONU considera Hadi o presidente legítimo do Iémen. 

Os 'huthis" conquistaram a capital Sana em fevereiro e no mês passado avançaram para a cidade portuária de Aden, bastião de Hadi. 

A chefe para a ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos, afirmou na quinta-feira estar "extremamente preocupada" com a morte de civis, depois de várias fontes terem indicado que 519 pessoas morreram e quase 1.700 ficaram feridas em duas semanas de confrontos no Iémen. 










Lusa
  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00