sicnot

Perfil

Mundo

Atividade do vulcão Villarica intensificou-se nas últimas horas

Intensificou-se nas últimas horas a atividade do vulcão Villarica, no sul do Chile, que entrou em erupção no mês passado.

© STRINGER Chile / Reuters

Como medida de prevenção as autoridades alargaram de cinco para 10 quilómetros a área de interdição em redor do vulcão, que voltou a expelir gases e cinzas para a atmosfera.

O nível de alerta é atualmente laranja, mas poderá passar a vermelho ainda hoje. Milhares de pessoas, entre moradores e turistas, foram já retiradas do local.

Localizado perto de uma estância turística, a 750 quilómetros da capital Santiago, o Villarica está entre os vulcões mais ativos da América do Sul.

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06