sicnot

Perfil

Mundo

Iemenita Aden TV deixa de emitir após bombardeamento rebelde

A televisão iemenita Aden TV deixou de emitir após ter sido alvo de tiros de granadas de morteiro atribuídos aos rebeldes xiitas 'huthis' e aos seus aliados, disse um responsável da cadeia televisiva.

Reuters

O edifício onde funcionam os estúdios da cadeia de televisão, no centro de Aden (sul), segunda cidade do Iémen, "sofreu danos, mas não há vítimas a lamentar", declarou à agência France Presse um responsável da Aden TV, estação regional dependente da televisão estatal.

Por outro lado, segundo um balanço provisório, cinco civis morreram e 14 ficaram feridos em confrontos entre os 'huthis' e membros dos "Comités Populares", que apoiam os militares que se mantêm fiéis ao presidente Abd Rabbo Mansur Hadi.

"Há crianças entre os feridos", disse à AFP o diretor regional de Saúde, Al-Khader Lassuar.

Os confrontos ocorreram em bairros próximos da sede da Aden TV.

Os rebeldes xiitas, apoiados pelo Irão, e os seus aliados, militares fiéis ao ex-presidente iemenita Ali Abdallah Saleh, conseguiram hoje avançar em Aden e ocuparam a sede da administração provincial, segundo um responsável local.

Bombardearam zonas residenciais, deitaram fogo a algumas habitações e danificaram outras, o que levou dezenas de famílias a fugirem, indicaram testemunhas.

Depois de ocuparem a capital, Sanaa, os 'huthis' procuram tomar o controlo de Aden. Na quinta-feira ocuparam o palácio presidencial da cidade, tendo-se retirado na sexta-feira após ataques aéreos realizados pela coligação árabe dirigida pela Arábia Saudita.









Lusa
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.