sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Maysak reduziu intensidade para depressão tropical ao atingir as Filipinas

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção. 

© NOAA NOAA / Reuters

O Maysak, que começou como um super-tufão no oceano Pacífico, atingiu a costa nordeste da principal ilha filipina, Luzon, com ventos de 55 quilómetros por hora, disse a chefe dos serviços de meteorologia, Esperanza Cayanan. 

"Até agora, a maior parte dos nossos receios desapareceram", afirmou a responsável numa conferência de imprensa, pouco depois de o Maysan ter tocado terra a localidade remota de Dinapigue, em Luzon, por volta das 08:00 locais (01:00 em Lisboa). 

"A nossa previsão é que ele vai enfraquecer ainda mais", à medida que atravessa o interior montanhoso de Luzon, acrescentou. 

O governo tinha retirado mais de 25.000 pessoas das aldeias costeiras em Dinapigue, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Manila, e outras áreas nas proximidades, por prevenção contra eventuais ondas gigantes. 

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas, com a maior parte a causar vítimas mortais. 









Lusa
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15