sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Maysak reduziu intensidade para depressão tropical ao atingir as Filipinas

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção. 

© NOAA NOAA / Reuters

O Maysak, que começou como um super-tufão no oceano Pacífico, atingiu a costa nordeste da principal ilha filipina, Luzon, com ventos de 55 quilómetros por hora, disse a chefe dos serviços de meteorologia, Esperanza Cayanan. 

"Até agora, a maior parte dos nossos receios desapareceram", afirmou a responsável numa conferência de imprensa, pouco depois de o Maysan ter tocado terra a localidade remota de Dinapigue, em Luzon, por volta das 08:00 locais (01:00 em Lisboa). 

"A nossa previsão é que ele vai enfraquecer ainda mais", à medida que atravessa o interior montanhoso de Luzon, acrescentou. 

O governo tinha retirado mais de 25.000 pessoas das aldeias costeiras em Dinapigue, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Manila, e outras áreas nas proximidades, por prevenção contra eventuais ondas gigantes. 

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas, com a maior parte a causar vítimas mortais. 









Lusa
  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.