sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Maysak reduziu intensidade para depressão tropical ao atingir as Filipinas

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção. 

© NOAA NOAA / Reuters

O Maysak, que começou como um super-tufão no oceano Pacífico, atingiu a costa nordeste da principal ilha filipina, Luzon, com ventos de 55 quilómetros por hora, disse a chefe dos serviços de meteorologia, Esperanza Cayanan. 

"Até agora, a maior parte dos nossos receios desapareceram", afirmou a responsável numa conferência de imprensa, pouco depois de o Maysan ter tocado terra a localidade remota de Dinapigue, em Luzon, por volta das 08:00 locais (01:00 em Lisboa). 

"A nossa previsão é que ele vai enfraquecer ainda mais", à medida que atravessa o interior montanhoso de Luzon, acrescentou. 

O governo tinha retirado mais de 25.000 pessoas das aldeias costeiras em Dinapigue, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Manila, e outras áreas nas proximidades, por prevenção contra eventuais ondas gigantes. 

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas, com a maior parte a causar vítimas mortais. 









Lusa
  • "Podemos estar a sair da União Europeia, mas não vamos sair da Europa"
    0:40
  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14