sicnot

Perfil

Mundo

Tufão Maysak reduziu intensidade para depressão tropical ao atingir as Filipinas

O tufão Maysak diminuiu de intensidade e atingiu as Filipinas já como depressão tropical, depois de milhares de residentes terem sido retirados de localidades costeiras por prevenção. 

© NOAA NOAA / Reuters

O Maysak, que começou como um super-tufão no oceano Pacífico, atingiu a costa nordeste da principal ilha filipina, Luzon, com ventos de 55 quilómetros por hora, disse a chefe dos serviços de meteorologia, Esperanza Cayanan. 

"Até agora, a maior parte dos nossos receios desapareceram", afirmou a responsável numa conferência de imprensa, pouco depois de o Maysan ter tocado terra a localidade remota de Dinapigue, em Luzon, por volta das 08:00 locais (01:00 em Lisboa). 

"A nossa previsão é que ele vai enfraquecer ainda mais", à medida que atravessa o interior montanhoso de Luzon, acrescentou. 

O governo tinha retirado mais de 25.000 pessoas das aldeias costeiras em Dinapigue, a cerca de 250 quilómetros a nordeste de Manila, e outras áreas nas proximidades, por prevenção contra eventuais ondas gigantes. 

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas, com a maior parte a causar vítimas mortais. 









Lusa
  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.