sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades italianas resgataram cerca de 1.500 imigrantes ilegais em menos de 24 horas

A marinha e a guarda costeira italiana resgataram cerca de 1.500 imigrantes clandestinos, em menos de 24 horas. Seguiam em cinco barcos, que foram resgatados no sul do Mediterrâneo, em operações distintas.

Pelo menos três embarcações estiveram em dificuldades e lançaram pedidos de ajuda através de telefones de satélite, ao largo da costa da Líbia.
Os imigrantes clandestinos foram transferidos para barcos italianos e encaminhados para a ilha de Lampedusa, ao largo da Sicília.

Só no ano passado, chegaram a Itália, de forma ilegal, cerca de 170 mil imigrantes clandestinos que arriscaram a vida numa perigosa viagem de barco, na maior parte dos casos organizada por grupos criminosos ligados ao tráfico humano. Mais de três mil pessoas acabaram por morrer.
  • Partidos exigem explicações sobre transferências para offshores entre 2011 e 2014

    Economia

    O PS junta-se ao PCP, o Bloco de Esquerda e o PSD no pedido para a audição urgente do antigo e o atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a falta de controlo do Fisco às transferências de dinheiro para paraísos fiscais. Em causa está a transferência de 10 mil milhões de euros para offshores. O CSD é o único partido que ainda não se pronunciou.