sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades italianas resgataram cerca de 1.500 imigrantes ilegais em menos de 24 horas

A marinha e a guarda costeira italiana resgataram cerca de 1.500 imigrantes clandestinos, em menos de 24 horas. Seguiam em cinco barcos, que foram resgatados no sul do Mediterrâneo, em operações distintas.

Pelo menos três embarcações estiveram em dificuldades e lançaram pedidos de ajuda através de telefones de satélite, ao largo da costa da Líbia.
Os imigrantes clandestinos foram transferidos para barcos italianos e encaminhados para a ilha de Lampedusa, ao largo da Sicília.

Só no ano passado, chegaram a Itália, de forma ilegal, cerca de 170 mil imigrantes clandestinos que arriscaram a vida numa perigosa viagem de barco, na maior parte dos casos organizada por grupos criminosos ligados ao tráfico humano. Mais de três mil pessoas acabaram por morrer.
  • "Não partilhei SMS com ninguém"
    0:43

    Caso CGD

    António Domingues afirma que nunca revelou o conteúdo das mensagens trocadas com o ministro das Finanças sobre a entrega das declarações de património ao Tribunal Constitucional. O tema dos SMS foi abordado pelo ex-presidente da Caixa na sequência de uma pergunta do PCP sobre declarações feitas por António lobo Xavier no programa da SIC Notícias "Quadratura do Círculo".

  • "As regras europeias de bem estar animal são dogmas", diz diretor-geral de Veterinária
    1:32

    País

    O diretor-geral de Alimentação e Veterinária considera que as regras de bem estar animal que existem na União Europeia (UE) "parecem configurar uma transfiguração antropomórfica dos animais". Em declarações à SIC, a propósito da exportação de animais vivos para países terceiros, que têm outras regras de abate, Fernando Bernardo defendeu ainda que o método usado em Israel provoca uma insensibilização mais rápida do que o praticada na UE.

  • PAN questiona Governo sobre aposta na exportação de animais vivos para o Médio Oriente
    1:56

    País

    O partido Pessoas-Animais-Natureza lembra que à luz do Regulamento nº. 1/2005 do Conselho Europeu, os estados-membros da União Europeia (UE) devem evitar transportar animais vivos em viagens de longo curso. O deputado André Silva considera, por isso, que "o Estado português está a incumprir o regulamento" ao fomentar estas viagens, numa clara aposta económica em torno da exportação de animais vivos para Israel e outros destinos fora da UE. Para o deputado do PAN, é muito difícil ou "mesmo impossível assegurar o bem estar dos animais" em viagens de vários dias.

  • Trump pensou que presidência "seria mais fácil"

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que a Presidência é mais difícil do que pensava e que tem saudades da vida que levava antes, em entrevistas a propósito dos primeiros 100 dias em funções.