sicnot

Perfil

Mundo

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

O Estado Islâmico entrou na capital da Síria e já controla o campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, a 12 quilómetros do Palácio Presidencial. Só no fim-de-semana, os combates provocaram dezenas de mortos e a fuga de duas mil pessoas.

  • Estado Islâmico difunde vídeo com combatentes curdos dentro de jaulas

    Daesh

     O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) difundiu hoje um vídeo com homens dentro de jaulas que são apresentados como 'peshmergas', ao mesmo tempo que ameaçava estes combatentes curdos iraquianos, com quem está em guerra.A cena, que terá sido detetada pelo Centro Americano de Observação de Sites Islâmicos, recorda a do vídeo do piloto jordano queimado vivo numa jaula e que foi divulgado no dia 03 de fevereiro.O vídeo de hoje não mostra nenhuma execução. Os 21 reféns são apresentados como 16 'peshmergas', dois oficiais e três polícias de Kirkouk, uma vila situada a 240 quilómetros a norte de Bagdad.O filme não precisa a sua origem nem data, mas fontes curdas afirmaram à AFP que as cenas foram filmadas há uma semana no mercado principal do distrito de Hawija, dominado pelo EI, a 50 quilómetros de Kirkouk.O vídeo mostra cada um dos 21 reféns com vestes cor de laranja, a cabeça baixa, no interior de caixas num espaço rodeado de muros de betão e à sua frente combatentes do EI, com o rosto tapado e armados.Um homem de barbas e com um turbante branco dirige uma mensagem aos 'peshmergas' para que terminem os combates contra o EI."Senão, a vossa sorte será como a destes, dentro de caixas ou debaixo da terra", afirma.Um comandante dos 'peshmergas' em Kirkouk, o general Hiyowa Rach, confirmou à AFP que estes reféns foram capturados a 31 de janeiro, na sequência de combates.

  • Número de vítimas em duplo atentado no Paquistão sobe para 15 mortos e quase 80 feridos

    Mundo

    A minoria cristã no Paquistão voltou a ser alvo do terrorismo, no Paquistão. Desta vez não foi um mas dois ataques contra duas igrejas na cidade de Lahore, a segunda cidade mais populosa do país. Uma das igrejas era católica outra protestante. O número de vítimas não pára de aumentar e vai já em pelo menos 15 mortos e quase 80 feridos .Um duplo atentado que provocou a ira dos populares que bloquearam estradas, queimaram carros e capturaram dois homens.. suspeitos de envolvimento nos ataques e que foram linchados pla multidão em fúria.Os radicais islâmicos talibãs assumiram a autoria do duplo atentado.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC