sicnot

Perfil

Mundo

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

O Estado Islâmico entrou na capital da Síria e já controla o campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, a 12 quilómetros do Palácio Presidencial. Só no fim-de-semana, os combates provocaram dezenas de mortos e a fuga de duas mil pessoas.

  • Estado Islâmico difunde vídeo com combatentes curdos dentro de jaulas

    Daesh

     O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) difundiu hoje um vídeo com homens dentro de jaulas que são apresentados como 'peshmergas', ao mesmo tempo que ameaçava estes combatentes curdos iraquianos, com quem está em guerra.A cena, que terá sido detetada pelo Centro Americano de Observação de Sites Islâmicos, recorda a do vídeo do piloto jordano queimado vivo numa jaula e que foi divulgado no dia 03 de fevereiro.O vídeo de hoje não mostra nenhuma execução. Os 21 reféns são apresentados como 16 'peshmergas', dois oficiais e três polícias de Kirkouk, uma vila situada a 240 quilómetros a norte de Bagdad.O filme não precisa a sua origem nem data, mas fontes curdas afirmaram à AFP que as cenas foram filmadas há uma semana no mercado principal do distrito de Hawija, dominado pelo EI, a 50 quilómetros de Kirkouk.O vídeo mostra cada um dos 21 reféns com vestes cor de laranja, a cabeça baixa, no interior de caixas num espaço rodeado de muros de betão e à sua frente combatentes do EI, com o rosto tapado e armados.Um homem de barbas e com um turbante branco dirige uma mensagem aos 'peshmergas' para que terminem os combates contra o EI."Senão, a vossa sorte será como a destes, dentro de caixas ou debaixo da terra", afirma.Um comandante dos 'peshmergas' em Kirkouk, o general Hiyowa Rach, confirmou à AFP que estes reféns foram capturados a 31 de janeiro, na sequência de combates.

  • Número de vítimas em duplo atentado no Paquistão sobe para 15 mortos e quase 80 feridos

    Mundo

    A minoria cristã no Paquistão voltou a ser alvo do terrorismo, no Paquistão. Desta vez não foi um mas dois ataques contra duas igrejas na cidade de Lahore, a segunda cidade mais populosa do país. Uma das igrejas era católica outra protestante. O número de vítimas não pára de aumentar e vai já em pelo menos 15 mortos e quase 80 feridos .Um duplo atentado que provocou a ira dos populares que bloquearam estradas, queimaram carros e capturaram dois homens.. suspeitos de envolvimento nos ataques e que foram linchados pla multidão em fúria.Os radicais islâmicos talibãs assumiram a autoria do duplo atentado.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59