sicnot

Perfil

Mundo

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

Radicais islâmicos controlam campo de refugiados em Damasco

O Estado Islâmico entrou na capital da Síria e já controla o campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, a 12 quilómetros do Palácio Presidencial. Só no fim-de-semana, os combates provocaram dezenas de mortos e a fuga de duas mil pessoas.

  • Estado Islâmico difunde vídeo com combatentes curdos dentro de jaulas

    Daesh

     O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) difundiu hoje um vídeo com homens dentro de jaulas que são apresentados como 'peshmergas', ao mesmo tempo que ameaçava estes combatentes curdos iraquianos, com quem está em guerra.A cena, que terá sido detetada pelo Centro Americano de Observação de Sites Islâmicos, recorda a do vídeo do piloto jordano queimado vivo numa jaula e que foi divulgado no dia 03 de fevereiro.O vídeo de hoje não mostra nenhuma execução. Os 21 reféns são apresentados como 16 'peshmergas', dois oficiais e três polícias de Kirkouk, uma vila situada a 240 quilómetros a norte de Bagdad.O filme não precisa a sua origem nem data, mas fontes curdas afirmaram à AFP que as cenas foram filmadas há uma semana no mercado principal do distrito de Hawija, dominado pelo EI, a 50 quilómetros de Kirkouk.O vídeo mostra cada um dos 21 reféns com vestes cor de laranja, a cabeça baixa, no interior de caixas num espaço rodeado de muros de betão e à sua frente combatentes do EI, com o rosto tapado e armados.Um homem de barbas e com um turbante branco dirige uma mensagem aos 'peshmergas' para que terminem os combates contra o EI."Senão, a vossa sorte será como a destes, dentro de caixas ou debaixo da terra", afirma.Um comandante dos 'peshmergas' em Kirkouk, o general Hiyowa Rach, confirmou à AFP que estes reféns foram capturados a 31 de janeiro, na sequência de combates.

  • Número de vítimas em duplo atentado no Paquistão sobe para 15 mortos e quase 80 feridos

    Mundo

    A minoria cristã no Paquistão voltou a ser alvo do terrorismo, no Paquistão. Desta vez não foi um mas dois ataques contra duas igrejas na cidade de Lahore, a segunda cidade mais populosa do país. Uma das igrejas era católica outra protestante. O número de vítimas não pára de aumentar e vai já em pelo menos 15 mortos e quase 80 feridos .Um duplo atentado que provocou a ira dos populares que bloquearam estradas, queimaram carros e capturaram dois homens.. suspeitos de envolvimento nos ataques e que foram linchados pla multidão em fúria.Os radicais islâmicos talibãs assumiram a autoria do duplo atentado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.