sicnot

Perfil

Mundo

Comando militar ucraniano acusa rebeldes de reiteradas violações da trégua

O comando militar ucraniano acusou hoje as milícias separatistas pró-russas de violarem, esta noite, por várias vezes, a trégua em vigor desde 15 de fevereiro no leste da Ucrânia.

Reuters

Entre as 18:00 e as 24:00 (15:00 e 21:00 de segunda-feira em Lisboa), os separatistas lançaram um total de 20 ataques contra posições das forças governamentais, segundo afirmou uma parte do quartel-general das tropas ucranianas destacados na zona do conflito.

Segundo o comunicado, divulgado através do Facebook, na maioria dos ataques, os pró-russos usaram armas ligeiras, mas por seis vezes recorreram a morteiros e, numa ocasião, a artilharia pesada.

O comando militar, que nada informou quanto a baixas nas suas fileiras, indicou que os ataques das milícias tiveram como alvo posições das forças ucranianas situadas fora dos núcleos urbanos.

"As nossas unidades não caíram nas provocações do inimigo e abriram fogo apenas de resposta quando houve uma ameaça direta à vida dos nossos militares", referiu a mesma secção do comando.

Mais de 6.000 pessoas, entre combatentes e civis, morreram desde que o conflito estalou, há um ano, no leste da Ucrânia, segundo os mais recentes dados da ONU.
  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..