Quatro soldados tunisinos mortos e seis feridos em emboscada
07.04.2015 17h19
Quatro soldados tunisinos morreram e seis ficaram feridos, esta terça-feira, numa emboscada na região de Kasserine, uma zona de atividade de 'jihadistas' no centro-oeste do país, anunciou a televisão tunisina, citando o ministério da Defesa.

o ataque ocorreu na zona da cidade de Sbeitla e perto do monte Mhgilla. Vários 'media' tunisinos indicaram, sem citar fontes, que os militares foram atingidos por uma granada de morteiro. (Arquivo)
© Anis Mili / Reuters
"Quatro soldados morreram como mártires e seis ficaram feridos numa emboscada contra uma patrulha militar em Sbeitla, de acordo com o porta-voz do ministério da Defesa", anunciaram as cadeias estatais de televisão Wataniya 1 e 2.
Um balanço anterior referia a existência de três mortos e seis feridos.
A agência noticiosa francesa AFP tentou contactar, sem êxito, o ministério da Defesa e nenhuma informação foi dado sobre as circunstâncias da emboscada.
Uma fonte militar disse à AFP que o ataque ocorreu na zona da cidade de Sbeitla e perto do monte Mhgilla. Vários 'media' tunisinos indicaram, sem citar fontes, que os militares foram atingidos por uma granada de morteiro.
A região de Kasserine, junto à fronteira com a Argélia, é palco de confrontos armados regulares entre 'jihadistas' e forças tunisinas.
Desde dezembro de 2012, cerca de 60 polícias, guardas e soldados morreram em emboscadas ou em explosões de minas. A maioria morreu naquela região.
Em julho passado, 14 soldados morreram numa emboscada no monte Chaambi, um maciço na fronteira com a Argélia, considerado a principal base recuada dos rebeldes 'jihadistas'.
O grupo armado ativo na zona é a Falange Okba ibn Nafaa, ligado à Al-Qaida. De acordo com as autoridades, este movimento foi responsável pelo ataque contra o museu do Bardo, a 18 de março, em Tunes. Mas foi um outro grupo, ligado ao movimento extremista 'Estado Islâmico' (EI), que reivindicou o atentado.
No final do mês passado, a Tunísia anunciou ter matado o argelino Abu Sakhr, o homem que considerava o chefe do Okba ibn Nafaa e organizador do ataque ao Bardo, no qual morreram 21 turistas estrangeiros e um polícia tunisino.
A Tunísia depara-se, desde a revolução de 2011, com o desenvolvimento de grupos 'jihadistas' armados cada vez mais violentos.
Cerca de três mil tunisinos saíram do país para combater nas fileiras de grupos radicais na Síria e no Iraque. Perto de 500 destes combatentes regressaram à Tunísia, sendo considerados pelas autoridades uma das principais ameaças à segurança do país.
Três semanas depois do atentado ao museu do Bardo, a França prometeu "uma cooperação exemplar" em matéria de segurança, económica e cultural, com a jovem democracia tunisina.
A promessa foi feita pelo presidente françês, François Hollande, durante a visita do homólogo tunisino, Béji Caid Essebsi, que começou hoje.
"Os nossos dois países estão lado a lado para responder aos desafios", afirmou Hollande, durante uma conferência de imprensa comum.
Hollande limitou-se a falar em "trocas de informações", no reforço da cooperação para garantir a segurança da fronteira tunisina, vizinha da Líbia, prometendo que a França seria "o embaixador da Tunísia na Europa" para mobilizar o apoio da UE.
Primeiro presidente eleito democraticamente, Essebsi lembrou que a Tunísia, pioneira das "primaveras árabes", era um país "em vias de democratização".
A França é o primeiro parceiro comercial da Tunísia e o primeiro investidor estrangeiro. Cerca de 1.300 empresas francesas, que empregam mais de 125 mil pessoas, estão a operar na Tunísia.
Lusa Relacionados
-
Morto líder do principal grupo jihadista tunisino
O líder do principal grupo 'jihadista' tunisino, Abu Sakhr Lokmane, acusado de ter executado o ataque de 18 de março contra o Museu do Bardo, foi morto no sábado por forças tunisinas, anunciou o primeiro-ministro da Tunísia, Habib Essid.
- 2:33
Marcha contra o terrorismo na Tunísia junta milhares de pessoas
Milhares de pessoas participaram este domingo, na capital da Tunísia, numa marcha contra o terrorismo. A manifestação realizou-se uma semana depois do ataque ao museu do Bardo, que provocou 24 mortos, 21 dos quais eram turistas estrangeiros. Vários líderes internacionais estiveram na marcha, horas depois do Governo ter anunciado a morte do principal responsável pelo atentado.
Na Homepage
-
Isto não é não jornalismo. Por Ricardo Costa
Uma das decisões mais banais e corriqueiras do jornalismo assenta nas escolhas que se fazem no dia a dia. Que temas se abordam, que destaque se dá a este ou aquele assunto, que ângulos de abordagem se usam. São opções condicionadas por uma série de fatores - que vão do interesse e da novidade até questões tão básicas como o haver ou não jornalistas com tempo, meios e conhecimentos para o fazerem -, que estão e estarão na base de qualquer dia de trabalho numa redação.
24.04.2018 às 19h09
-
Bruxelas multa Altice em 125 M€ devido à compra da PT
Os Serviços da Concorrência da Comissão Europeia decidiram multar a Altice em 125 milhões de euros no âmbito da compra da PT Portugal. Bruxelas avançou com a multa à Altice por ter começado a gerir a PT antes do negócio ter sido aprovado pela Comissão Europeia.
24.04.2018 às 10h48
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
- 3:02
Junta de Santa Maria Maior no centro de Lisboa contra despejos de idosos
No centro de Lisboa multiplicam-se os casos de famílias que têm recebido ordem de despejo das casas onde vivem há décadas. A junta de freguesia de Santa Maria Maior, onde estão quase 50% dos alojamentos locais da capital, já tem três advogados a apoiar os moradores.
24.04.2018 às 14h50
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
Lisboa e Leiria sob aviso amarelo na quarta e quinta-feira devido ao vento forte
Os distritos de Lisboa e Leiria vão estar sob aviso amarelo na faixa costeira entre quarta e quinta-feira devido à previsão de vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
24.04.2018 às 14h06
-
Aviões aterraram na Madeira mas três aterragens foram canceladas devido ao vento
24.04.2018 às 15h00
-
- 1:19
Ordem dos Médicos diz que Santa Maria não tem condições para dar formação em otorrinolaringologia
O Hospital de Santa Maria está impedido de formar novos médicos na especialidade de otorrinolaringologia até abril do próximo ano. A Ordem dos Médicos considera que o serviço não tem condições para continuar a dar formação aos internos. A SIC contactou o Hospital de Santa Maria que recusou prestar declarações sobre o caso.
24.04.2018 às 15h11
-
-
Mais de 75% das grávidas vacinadas contra a tosse convulsa em 2017
Os dados correspondem ao ano passado, onde 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa. Este é o primeiro balanço da alteração ao Plano Nacional da Vacinação, desde que foi implementado em janeiro de 2017. Os números da campanha de repescagem para a vacina do sarampo também já são conhecidos, estimando-se que 60 a 70 mil pessoas tenham sido vacinadas contra a doença só este ano.
24.04.2018 às 11h24
-
-
- 1:13
Governo quer que os anos do serviço militar obrigatório contem para a carreira contributiva
O Governo quer que o tempo de serviço militar obrigatório conte na carreira contributiva no regime geral. Desta forma, os contribuintes poderão ter direito a bonificações nas reformas antecipadas e nas pensões. O serviço militar obrigatório terminou em 2004.
24.04.2018 às 13h36
-
- 2:19
Serviços mínimos impedem que falte água em dia de greve com grande adesão
24.04.2018 às 14h22
-
-
-
Ikea avisa clientes por causa de lapso no fabrico de placa de fogão
Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo Ikea levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste ano a agendarem uma visita técnica de reparação.
24.04.2018 às 11h46
- 1:19
Irão, protecionismo e jardinagem. A visita de Estado de Marcon aos EUA
Emmanuel Macron está em Washington, numa visita de Estado que tem o Irão e o protecionismo norte-americano em pano de fundo. Ontem, Trump e o homólogo francês plantaram uma árvore e visitaram monumentos históricos. O dia acabou com um jantar de Estado, o primeiro oferecido a um líder estrangeiro nos 15 meses de Trump na Casa Branca.
24.04.2018 às 13h36
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31