sicnot

Perfil

Mundo

Crianças abandonadas pelos pais representam "desgraça para a sociedade", diz Papa

O Papa Francisco considerou hoje que as crianças que são abandonadas e vagueiam nas ruas representam uma "desgraça para a sociedade" e são uma consequência de um sistema que gera pobreza e violência.

© Romeo Ranoco / Reuters

"Eu acho que há crianças não desejadas ou abandonadas na rua, crianças sem educação ou a saúde, as maltratadas e aquelas que lhes são roubadas a sua infância e juventude. É uma vergonha para a sociedade e um grito de dor dirigido diretamente para o coração de pai", disse, citado pela agência espanhola EFE.

Num discurso feito a milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano, o Papa Francisco disse que nenhuma "criança pode ser considerada um erro", porque "o erro é (algo) do mundo dos adultos".

"Para se justificar, alguns dizem que foi um erro trazer a criança para o mundo (...) O erro é do mundo dos adultos, do sistema que nós construímos, gerando bolsas de pobreza e violência, onde os fracos são prejudicados", afirmou.

Por que "nós escrevemos declarações de direitos humanos e da criança, e depois punimo-los por erros dos adultos?", questionou o papa.

Francisco observou que "as crianças são as primeiras vítimas de uniões imaturas e de separações irresponsáveis, e que também sofrem as situações de instabilidades devido às crises".

"As crianças são da responsabilidade de todos, os pais não deveriam sentir-se sozinhos nas suas tarefas. A estabilidade social e promoção da família, a ausência de delinquência e a possibilidade de um trabalho digno, sem dúvida, contribuem para assegurar um lar", insistiu. 

Por isso, prosseguiu, "nenhum sacrifício que os adultos possam fazer será considerado demasiado custoso ou muito grande, ao ponto de um filho achar que ele é um erro, que não vale nada, (ao ponto de admitir) que seja abandonado."

"Com os meninos não se brinca", disse.


Lusa
  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.