sicnot

Perfil

Mundo

Jovem indonésio sobrevive a viagem de uma hora em trem de aterragem

Um jovem indonésio viajou no compartimento do trem de aterragem de um avião que fazia a ligação entre as ilhas indonésias de Samatra e Java e conseguiu sobreviver ao voo de uma hora, anunciaram hoje as autoridades locais.

© Enny Nuraheni / Reuters

Mario Steven Ambarita, de 21 anos, viajou no trem de aterragem de um Boeing 737-800 da companhia aérea nacional Garuda Indonesia e foi encontrado quando o aparelho chegou ao aeroporto internacional próximo da capital Jacarta, na província de Pekanbaru (Sumatra), disse o diretor-geral do transporte aéreo indonésio.

"Ao chegar ao aeroporto, [o jovem] cambaleava e sangrava de um ouvido, mas agora está bem", acrescentou o responsável.

"Ele colocou a sua vida em perigo, uma vez que o avião atingiu uma altitude até 34.000 pés (10.300 metros), onde existe pouco oxigénio e temperaturas negativas", sublinhou o diretor-geral.

Interrogado pela polícia, o jovem indonésio, que não tinha documentos de identificação, afirmou que tinha preparado esta viagem durante um ano, através da observação do tráfego do aeroporto de onde o aparelho descolou.

Durante o interrogatório, o jovem não precisou as razões pelas quais escolheu viajar no trem de aterragem.

Segundo noticiou a comunicação social local, o jovem queria desesperadamente regressar a Jacarta, a sua cidade natal.

Na sequência deste incidente, o Ministério dos Transportes da Indonésia impôs sanções aos responsáveis pela gestão do aeroporto de onde deslocou o avião da Garuda Indonesia e prometeu melhorar os mecanismos de segurança, de forma a prevenir futuras situações deste género.

Em abril de 2014, um adolescente de 16 anos viajou durante cinco horas no compartimento do trem de aterragem de um avião da companhia aérea Hawaiian Airlines que fazia a ligação entre a Califórnia e o Havai.  

O adolescente, que pretendia fugir de casa, conseguiu sobreviver à viagem, uma situação que na altura foi difícil de explicar devido às condições adversas que o seu corpo terá enfrentado.


Lusa
  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Erdogan vence eleições na Turquia que marcam a passagem para um regime presidencialista

    Mundo

    O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02