sicnot

Perfil

Mundo

Jovem indonésio sobrevive a viagem de uma hora em trem de aterragem

Um jovem indonésio viajou no compartimento do trem de aterragem de um avião que fazia a ligação entre as ilhas indonésias de Samatra e Java e conseguiu sobreviver ao voo de uma hora, anunciaram hoje as autoridades locais.

© Enny Nuraheni / Reuters

Mario Steven Ambarita, de 21 anos, viajou no trem de aterragem de um Boeing 737-800 da companhia aérea nacional Garuda Indonesia e foi encontrado quando o aparelho chegou ao aeroporto internacional próximo da capital Jacarta, na província de Pekanbaru (Sumatra), disse o diretor-geral do transporte aéreo indonésio.

"Ao chegar ao aeroporto, [o jovem] cambaleava e sangrava de um ouvido, mas agora está bem", acrescentou o responsável.

"Ele colocou a sua vida em perigo, uma vez que o avião atingiu uma altitude até 34.000 pés (10.300 metros), onde existe pouco oxigénio e temperaturas negativas", sublinhou o diretor-geral.

Interrogado pela polícia, o jovem indonésio, que não tinha documentos de identificação, afirmou que tinha preparado esta viagem durante um ano, através da observação do tráfego do aeroporto de onde o aparelho descolou.

Durante o interrogatório, o jovem não precisou as razões pelas quais escolheu viajar no trem de aterragem.

Segundo noticiou a comunicação social local, o jovem queria desesperadamente regressar a Jacarta, a sua cidade natal.

Na sequência deste incidente, o Ministério dos Transportes da Indonésia impôs sanções aos responsáveis pela gestão do aeroporto de onde deslocou o avião da Garuda Indonesia e prometeu melhorar os mecanismos de segurança, de forma a prevenir futuras situações deste género.

Em abril de 2014, um adolescente de 16 anos viajou durante cinco horas no compartimento do trem de aterragem de um avião da companhia aérea Hawaiian Airlines que fazia a ligação entre a Califórnia e o Havai.  

O adolescente, que pretendia fugir de casa, conseguiu sobreviver à viagem, uma situação que na altura foi difícil de explicar devido às condições adversas que o seu corpo terá enfrentado.


Lusa
  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.