sicnot

Perfil

Mundo

Jovem indonésio sobrevive a viagem de uma hora em trem de aterragem

Um jovem indonésio viajou no compartimento do trem de aterragem de um avião que fazia a ligação entre as ilhas indonésias de Samatra e Java e conseguiu sobreviver ao voo de uma hora, anunciaram hoje as autoridades locais.

© Enny Nuraheni / Reuters

Mario Steven Ambarita, de 21 anos, viajou no trem de aterragem de um Boeing 737-800 da companhia aérea nacional Garuda Indonesia e foi encontrado quando o aparelho chegou ao aeroporto internacional próximo da capital Jacarta, na província de Pekanbaru (Sumatra), disse o diretor-geral do transporte aéreo indonésio.

"Ao chegar ao aeroporto, [o jovem] cambaleava e sangrava de um ouvido, mas agora está bem", acrescentou o responsável.

"Ele colocou a sua vida em perigo, uma vez que o avião atingiu uma altitude até 34.000 pés (10.300 metros), onde existe pouco oxigénio e temperaturas negativas", sublinhou o diretor-geral.

Interrogado pela polícia, o jovem indonésio, que não tinha documentos de identificação, afirmou que tinha preparado esta viagem durante um ano, através da observação do tráfego do aeroporto de onde o aparelho descolou.

Durante o interrogatório, o jovem não precisou as razões pelas quais escolheu viajar no trem de aterragem.

Segundo noticiou a comunicação social local, o jovem queria desesperadamente regressar a Jacarta, a sua cidade natal.

Na sequência deste incidente, o Ministério dos Transportes da Indonésia impôs sanções aos responsáveis pela gestão do aeroporto de onde deslocou o avião da Garuda Indonesia e prometeu melhorar os mecanismos de segurança, de forma a prevenir futuras situações deste género.

Em abril de 2014, um adolescente de 16 anos viajou durante cinco horas no compartimento do trem de aterragem de um avião da companhia aérea Hawaiian Airlines que fazia a ligação entre a Califórnia e o Havai.  

O adolescente, que pretendia fugir de casa, conseguiu sobreviver à viagem, uma situação que na altura foi difícil de explicar devido às condições adversas que o seu corpo terá enfrentado.


Lusa
  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".