sicnot

Perfil

Mundo

Ministro da Reconciliação sírio defende operação militar em campo de refugiados

O ministro da Reconciliação sírio, Ali Haidar, afirmou hoje que "é necessária uma solução militar" para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico do campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, no sul de Damasco.

Campo de refugiados palestinianos a sul de Damasco

Campo de refugiados palestinianos a sul de Damasco

© Stringer . / Reuters

"A prioridade agora é expulsar e derrotar os militantes e terroristas no campo. Nas atuais circunstâncias, é necessária uma solução militar", disse. 

O ministro falava à imprensa em Damasco depois de uma reunião com um representante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Ahmed Mashdalani, que viajou da Cisjordânia para conversações de emergência sobre a situação no campo.

Militantes do grupo radical atacaram Yarmuk a 01 de abril e tomaram vastas áreas do campo, executando os palestinianos que tentaram resistir. 

A presença dos 'jihadistas' em Yarmuk suscitou forte preocupação internacional pela situação dos residentes, que já tiveram de suportar bombardeamentos repetidos e um cerco do exército sírio de mais de ano e meio devido à presença de grupos da oposição ao regime.

Antes da guerra na Síria, residiam no campo cerca de 160.000 pessoas, mas atualmente o número de residentes é de cerca de 18.000. 

O Governo sírio e a população da capital inquietam-se igualmente pela presença de combatentes do grupo radical a poucos quilómetros do centro de Damasco.



Lusa
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.