sicnot

Perfil

Mundo

Nicarágua retira direitos a homossexuais

Uma nova definição legal de constituição de família entrou hoje em vigor na Nicarágua e retira direitos a casais homossexuais, incluindo casamento, adoção e proteção social em caso de viuvez.

© Daniel Becerril / Reuters

O Código da Família, aprovado em junho de 2014, estabelece que o casamento é apenas "entre homem e mulher".

A lei refere também que apenas casais homem-mulher, estrangeiros ou da Nicarágua, podem adotar.

"Sentimo-nos excluídos daquela lei", disse Marvin Mayorga, líder do Movimento para a Diversidade Sexual.

Segundo Marvin Mayorga, aos casais homossexuais não é permitido fazer tratamentos de fertilidade, nem têm direito a proteção da segurança social ou à herança por morte do cônjuge.

Vários grupos de direitos dos homossexuais admitem recorrer ao supremo tribunal do país. 


Lusa
  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.