sicnot

Perfil

Mundo

Obama mais popular em Cuba do que Fidel e Raul Castro

O Presidente norte-americano, Barack Obama, é mais popular em Cuba do que o seu homólogo cubano, Raul Castro, e o seu irmão Fidel Castro, revela uma sondagem norte-americana divulgada esta quarta-feira e realizada em segredo naquela ilha. 

Arquivo

Arquivo

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Segundo a sondagem, 80% dos entrevistados afirmaram ter uma opinião favorável em relação a Barack Obama e apenas 17% referiram ter uma "má imagem" do Presidente norte-americano.

No que se refere ao chefe de Estado cubano, Raul Castro, 47% dos inquiridos deu uma classificação positiva e 48% teve uma opinião negativa.

Fidel Castro, antigo Presidente de Cuba, recolheu 44% de votos a favor e 50% de opinião negativas.

No quadro da aproximação histórica entre Washington e Havana, Barack Obama e Raul Castro deverão ter um encontro esta semana durante a Cimeira das Américas, que vai decorrer no Panamá.

Cerca de 97% dos inquiridos acredita que o processo de normalização das relações entre os dois países, iniciada em dezembro, vai beneficiar Cuba, revelou também a pesquisa realizada para a Univision e para o Washington Post.

A sondagem, que foi realizada em março junto de 1200 pessoas, refere também que 96% dos cubanos desejam ver terminado o embargo comercial dos Estados Unidos contra Cuba. 

Lusa
  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22