sicnot

Perfil

Mundo

Quase 10% das pessoas com perturbações mentais têm uma arma de fogo nos EUA

Cerca de 9% dos adultos nos Estados Unidos da América que se sentem com raiva e impulsivos têm acesso a armas de fogo e são potencialmente perigosos, revela um estudo publicado hoje na revista Ciências Comportamentais e a Lei.

© Andrew Innerarity / Reuters

A pesquisa, que resulta de uma análise de mais 500 entrevistas baseadas numa investigação nacional chamada NCS-R em pessoas mentalmente perturbadas, usa dados que começaram a ser recolhidos há 15 anos, e conclui que 1,5% dessas pessoas andam armadas fora de casa.

De acordo com os autores, é mais frequente um comportamento irritado e impulsivo nos homens jovens e de meia-idade, que facilmente perdem a paciência e recorrem à violência.

"Tentamos equilibrar o direito constitucional de possuir uma arma de fogo com a questão da segurança pública em relação à doença psiquiátrica, com um quadro legal que proíbe as pessoas com transtornos mentais graves de adquirirem essas armas", explicou um professor da psiquiatria da Universidade de Duke, Jeffrey Swanson, citado pela AFP.

"Esta pesquisa apoia a ideia de que as leis existentes não impedem indivíduos potencialmente perigosos de possuir armas de fogo", vincou o investigador.

Em 2012, mais de 11.600 pessoas morreram nos Estados Unidos devido a incidentes com uma arma de fogo, de acordo com as estatísticas federais.


Lusa
  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.