sicnot

Perfil

Mundo

Suspeito do duplo atentado de Boston considerado culpado

O jovem muçulmano de origem chechena Djokhar Tsarnaev, de 21 anos, foi esta quarta-feira considerado culpado da autoria do duplo atentado bombista de 2013 em Boston, nordeste dos Estados Unidos.

EPA

A decisão dos 12 jurados foi unânime e anunciada após cerca de 11 horas de reunião.

Djokhar Tsarnaev arrisca ser condenado à morte, mas o anúncio da pena será divulgado em data posterior pelo juiz do processo.

O duplo atentado de Boston, considerado o pior registado nos Estados Unidos desde os ataques levados a cabo pela Al-Qaida a 11 de setembro de 2001, provocou três mortos e 264 feridos em consequência do rebentamento de dois engenhos explosivos de fabrico artesanal, colocados junto à linha de chegada da prova da maratona.
Lusa
  • Divulgado novo vídeo dos atentados na Maratona de Boston
    0:42

    Mundo

    Foi divulgado um novo vídeo dos atentados na Maratona de Boston, nos Estados Unidos, em abril de 2013. As imagens agora reveladas mostram os dois irmãos suspeitos, de mochilas às costas, a circularem por entre a multidão que assistia à maratona. A certa altura, o público reage à primeira explosão e tenta perceber o que tinha acontecido. Em poucos segundos, dá-se a segunda explosão. A gravação foi revelada esta segunda-feira, durante o julgamento do irmão mais novo, que é acusado de detonar a segunda bomba. O mais velho foi morto pela polícia quanto tentava escapar, dias depois do ataque. No atentado, morreram três pessoas e mais de 260 ficaram feridas.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.