sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Tsipras a Moscovo é "muito oportuna", diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se hoje com Alexis Tsipras em Moscovo, afirmando numa breve declaração à imprensa no início do encontro que a visita do primeiro-ministro grego à Rússia "é muito oportuna".

© POOL New / Reuters

"A sua visita é muito oportuna, porque temos de analisar formas de voltar aos níveis de intercâmbio comercial do passado", disse Putin, referindo-se ao impacto nas relações comerciais greco-russas das sanções e contrassanções entre a União Europeia (UE) e a Rússia. 

Segundo Putin, o comércio bilateral entre a Rússia e a Grécia duplicou entre 2009 e 2013, mas em 2014 sofreu uma redução de 40%.

"O objetivo da minha visita é tentarmos, juntos, dar um novo arranque às nossas relações, para bem dos nossos povos e da estabilidade e segurança da região", disse por seu lado Tsipras.

A visita de Tsipras a Moscovo ocorre num momento decisivo das negociações de Atenas com os parceiros europeus sobre a dívida grega. 

Afirmações de responsáveis gregos sobre uma exceção para a Grécia ao embargo de produtos agrícolas europeus decretado por Moscovo em troca de um veto às sanções da UE à Rússia suscitaram preocupação em Bruxelas. 

Lusa
  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.