sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Tsipras a Moscovo é "muito oportuna", diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se hoje com Alexis Tsipras em Moscovo, afirmando numa breve declaração à imprensa no início do encontro que a visita do primeiro-ministro grego à Rússia "é muito oportuna".

© POOL New / Reuters

"A sua visita é muito oportuna, porque temos de analisar formas de voltar aos níveis de intercâmbio comercial do passado", disse Putin, referindo-se ao impacto nas relações comerciais greco-russas das sanções e contrassanções entre a União Europeia (UE) e a Rússia. 

Segundo Putin, o comércio bilateral entre a Rússia e a Grécia duplicou entre 2009 e 2013, mas em 2014 sofreu uma redução de 40%.

"O objetivo da minha visita é tentarmos, juntos, dar um novo arranque às nossas relações, para bem dos nossos povos e da estabilidade e segurança da região", disse por seu lado Tsipras.

A visita de Tsipras a Moscovo ocorre num momento decisivo das negociações de Atenas com os parceiros europeus sobre a dívida grega. 

Afirmações de responsáveis gregos sobre uma exceção para a Grécia ao embargo de produtos agrícolas europeus decretado por Moscovo em troca de um veto às sanções da UE à Rússia suscitaram preocupação em Bruxelas. 

Lusa
  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim