sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Tsipras a Moscovo é "muito oportuna", diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se hoje com Alexis Tsipras em Moscovo, afirmando numa breve declaração à imprensa no início do encontro que a visita do primeiro-ministro grego à Rússia "é muito oportuna".

© POOL New / Reuters

"A sua visita é muito oportuna, porque temos de analisar formas de voltar aos níveis de intercâmbio comercial do passado", disse Putin, referindo-se ao impacto nas relações comerciais greco-russas das sanções e contrassanções entre a União Europeia (UE) e a Rússia. 

Segundo Putin, o comércio bilateral entre a Rússia e a Grécia duplicou entre 2009 e 2013, mas em 2014 sofreu uma redução de 40%.

"O objetivo da minha visita é tentarmos, juntos, dar um novo arranque às nossas relações, para bem dos nossos povos e da estabilidade e segurança da região", disse por seu lado Tsipras.

A visita de Tsipras a Moscovo ocorre num momento decisivo das negociações de Atenas com os parceiros europeus sobre a dívida grega. 

Afirmações de responsáveis gregos sobre uma exceção para a Grécia ao embargo de produtos agrícolas europeus decretado por Moscovo em troca de um veto às sanções da UE à Rússia suscitaram preocupação em Bruxelas. 

Lusa
  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC