sicnot

Perfil

Mundo

Visita de Tsipras a Moscovo é "muito oportuna", diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se hoje com Alexis Tsipras em Moscovo, afirmando numa breve declaração à imprensa no início do encontro que a visita do primeiro-ministro grego à Rússia "é muito oportuna".

© POOL New / Reuters

"A sua visita é muito oportuna, porque temos de analisar formas de voltar aos níveis de intercâmbio comercial do passado", disse Putin, referindo-se ao impacto nas relações comerciais greco-russas das sanções e contrassanções entre a União Europeia (UE) e a Rússia. 

Segundo Putin, o comércio bilateral entre a Rússia e a Grécia duplicou entre 2009 e 2013, mas em 2014 sofreu uma redução de 40%.

"O objetivo da minha visita é tentarmos, juntos, dar um novo arranque às nossas relações, para bem dos nossos povos e da estabilidade e segurança da região", disse por seu lado Tsipras.

A visita de Tsipras a Moscovo ocorre num momento decisivo das negociações de Atenas com os parceiros europeus sobre a dívida grega. 

Afirmações de responsáveis gregos sobre uma exceção para a Grécia ao embargo de produtos agrícolas europeus decretado por Moscovo em troca de um veto às sanções da UE à Rússia suscitaram preocupação em Bruxelas. 

Lusa
  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.