sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 20 mortos e 67 feridos num ataque a complexo governamental afegão

Pelo menos 20 pessoas (onze civis, cinco polícias e quatro atacantes) morreram e 67 ficaram feridas num ataque cometido hoje numa área governamental da província de Balkh, no norte do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Vinte mortos e 67 feridos num ataque a complexo governamental afegão

Vinte mortos e 67 feridos num ataque a complexo governamental afegão

Mustafa Najafizada

Cerca das 11:30 locais (08:00 em Lisboa), um grupo de talibãs armados infiltrou-se num complexo de escritórios judiciais da capital provincial, Mazar-e-Sharif, iniciando posteriormente um tiroteio com forças afegãs que se prolongou por seis horas e meia, segundo o chefe de segurança regional, Abdul Khaliq Qaderi.

O ataque terminou pelas 18:20 locais (14:50 em Lisboa) e "os quatro atacantes morreram durante a troca de tiros, tendo cinco polícias perdido também a vida", acrescentou Abdul Qaderi.

Os talibãs, envergando uniforme militar, mataram a tiro os vigilantes que guardavam a entrada do recinto, que alberga o escritório do procurador-geral da província e o Tribunal de Recurso de Balkh.

O chefe do hospital provincial, Khuwaja Noor Mohammad Faiz, declarou à agência noticiosa Efe ter recebido os 16 cadáveres mas não os corpos dos quatro atacantes, e afirmou ter atendido 67 feridos.

"A maioria dos mortos e feridos são civis, incluindo mulheres e crianças, e dezenas de feridos estão em estado crítico", acrescentou Faiz.

O ataque teve lugar numa hora de grande movimento, pelo que o edifício estava cheio de trabalhadores e civis que ali se deslocavam para apresentar os seus casos nas dependências judiciais, localizadas a poucos metros do escritório do procurador-geral.

Em comunicado, o Ministério do Interior referiu-se a cinco atacantes e assegurou que todos os trabalhadores e visitantes haviam sido retirados do edifício.

Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque, em que o "inimigo" sofreu pesadas baixas, afirmou o porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid, na rede social Twitter.

Os atentados em Balkh são menos comuns do que noutras províncias afegãs, apesar de existir atividade insurgente nas áreas rurais.

Em 2014, a NATO pôs fim à sua missão de combate no Afeganistão, a ISAF, que foi substituída em janeiro pela operação Resolute Support, com cerca de 4.000 soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Já os Estados Unidos continuaram a sua missão "antiterrorista" no país islâmico com 9.800 soldados, que vão permanecer no terreno até final deste ano.

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartindo de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas siamesas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC